Benefícios do mel na alimentação: saiba como consumir e quando evitar
Os benefícios do mel na alimentação são diversos! Essa é uma opção natural que permite a substituição de adoçantes industrializados e garante aquele gostinho único proporcionado pelas nossas queridas abelhas. Segundo a nutricionista Danielle Bayma, os benefícios do mel vão ainda muito além: é rico em vitaminas e minerais, aumenta as células de defesa do corpo e também combate bactérias e fungos.
Seja para adoçar um chá ou fazer um delicioso pão de mel, esse ingrediente não pode faltar! Assim, quando usado de forma equilibrada, o mel é excelente para evitar algumas doenças! Além do aumento das células de defesa, o mel também tem grande potencial antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriano.
Qual o jeito certo de consumir mel?
"Uma colher de sopa de mel por dia é a quantidade recomendada. Sugiro, inclusive, que esse mel seja consumido no período noturno, caso o paciente tenha alguma queixa de irritação na garganta ou tosse. A saliva produzida age na mucosa da garganta realizando uma proteção", conta Danielle.
De qualquer forma, para além da indicação da nutricionista, o mel também pode estar incluído em receitas! Por exemplo, na panqueca de banana, aveia e mel, no pão de mel com chocolate branco e até no pavê de meloso.
Devo tirar o mel da dieta?
Não é necessário. A única cautela com este alimento diz respeito a quantidade. Ou seja, os benefícios do mel são vários, mas é importante ficar de olho nas calorias, caso você esteja em uma dieta restritiva, para não exagerar. Além disso, lembre-se que o mel não deve ser aquecido, já que acima de 40 °C o potencial nutritivo é perdido.
Viu como além de delicioso, o mel também possui diversos benefícios na alimentação?
Fonte: Danielle Bayma, nutricionista e membro da Associação Brasileira de Nutrição Funcional (IBNF).