Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Café da manhã reforçado pode ajudar a emagrecer; entenda

Estudo revela que consumir mais calorias no início do dia não acelera o metabolismo, mas pode dar mais saciedade

21 jan 2023 - 14h07
(atualizado em 26/1/2023 às 17h20)
Compartilhar
Exibir comentários
Perda de peso no café da manhã.
Perda de peso no café da manhã.
Foto: Shutterstock / Sport Life

Alcançar a perda de peso, de maneira saudável e constante, sem que isso se torne uma obsessão compulsiva e traga resultados muito agressivos, não é uma tarefa tão simples. Por isso, é comum encontrar vários mitos sobre o assunto. E, sendo assim, um deles é que, comer bastante no café da manhã, teoricamente, aumentaria o gasto calórico durante o dia.

No entanto, isso não é exatamente uma verdade. Mas, por outro lado, realizar um bom café da manhã todos os dias pode aumentar a saciedade geral. Ou seja, vai reduzir a sua fome durante o dia. O que, por si só, já é muito interessante para qualquer processo de emagrecimento saudável.

Estudo sobre perda de peso e café da manhã

Todas essas descobertas são frutos de um estudo realizado na Universidade Aberdeen, na Escócia, e publicado recentemente pela revista científica Cell Metabolism. Segundo os pesquisadores, um bom café da manhã não contribui para uma maior queima de calorias, mas pode oferecer mais saciedade durante o restante do dia.

Para chegar à essa conclusão, o estudo analisou dois grupos de pessoas, durante quatro semanas. Metade dos voluntários deveria consumir a maior parte das calorias pela manhã e a outra metade, durante a noite.

E o resultado foi que, não houve diferença significativa na perda de peso, nem no gasto energético entre pessoas dos dois grupos. No entanto, quem consumiu mais calorias pela manhã relatou sentir menos fome durante o dia. Ou seja, algo que à longo prazo tende a favorecer uma maior aderência à dieta de emagrecimento. Afinal, ninguém aguenta ficar muito tempo com grandes restrições.

Os pesquisadores também descobriram que o grupo que tinha o café da manhã como a maior refeição do dia também apresentava um nível mais baixo de grelina, conhecida como o "hormônio da fome". Além disso, eles ainda contavam com um nível mais alto de GLP-1, hormônio associado à saciedade.

Isso significa que, se você realizar um bom café da manhã todos os dias, as chances de manter a dieta por mais tempo serão maiores. Mas, cuidado para não extrapolar as calorias já na primeira refeição do dia. O mais importante para a perda de peso é justamente o déficit calórico diário. Ou seja, gastar mais energia do que se consome, todos os dias.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade