Cancerígeno? Toda a verdade por trás dos cafés descafeinados e por que os EUA tentam proibi-los
Descubra a polêmica sobre o café descafeinado e os seus possíveis perigos à saúde associados aos processos de descafeinação
O café descafeinado é a solução para aquelas pessoas que adoram beber um cafezinho, mas que não podem tomar nada com cafeína.
Embora, aparentemente, não haja nada demais nessa bebida, uma nova polêmica está surgindo nos Estados Unidos, colocando em prova a segurança do consumo deste produto para a saúde.
Recentemente, o portal de notícias Xataka publicou um artigo sobre a presença de substâncias potencialmente cancerígenas no processo de descafeinação da bebida, e isso tem gerado um grande efeito nos EUA, que estão considerando a proibição de certos tipos de café descafeinado no país.
Afinal de contas, será que o café descafeinado pode causar riscos à sua saúde? O MinhaVida esclareceu essa dúvida para você. Acompanhe!
Café descafeinado pode causar câncer? Entenda o caso
Atualmente, existem três processos de descafeinação. Um deles é químico, no qual os grãos de café são tratados com "solventes", como acetato de etila ou cloreto de metileno, para separar a cafeína.
Outro método é feito por água, em que os grãos são imersos em água quente para separar a cafeína. A água é então tratada com um filtro que remove a cafeína, e os grãos são novamente imersos para reabsorver algumas das propriedades perdidas no processo. Entretanto, isso não remove toda a cafeína e acaba sendo um processo bem caro.
Leia mais: 7 formas de reduzir o consumo de cafeína no dia a dia
...
Veja também
Café ou energético: qual das bebidas dá mais energia de forma saudável?
Os 7 piores alimentos que quem tem ansiedade pode ingerir segundo uma nutricionista
Café solúvel NÃO é a mesma coisa que o coado e pode fazer muito mal: entenda