Carnaval: o que comer para não acordar de ressaca no dia seguinte?
Se a ideia é aproveitar o Carnaval sem sofrer no dia seguinte, o segredo está no equilíbrio. A indesejada ressaca e seus desagradáveis sintomas, como dor de cabeça, boca seca e mal-estar, ocorrem porque o álcool desidrata o organismo e sobrecarrega o fígado.
A nutricionista Marina Mansur alerta que cuidar da alimentação antes e após consumir bebidas alcoólicas é essencial para não acordar se sentindo mal no dia seguinte.
"Uma escolha inteligente é se alimentar bem antes de beber, garantindo que o corpo tenha nutrientes suficientes para lidar melhor com o álcool. Durante o consumo, manter a hidratação intercalando água entre os drinks, ajuda a reduzir bastante os efeitos negativos, além de auxiliar a diminuir a ingestão de bebida alcoólica, o que é uma vantagem pensando na saúde", explica.
A profissional selecionou algumas boas escolhas para consumir antes de beber são:
- Fontes de gorduras boas (abacate, azeite de oliva, castanhas): ajudam a retardar a absorção do álcool.
- Proteínas (carnes magras, ovos, queijos): prolongam a saciedade e evitam oscilações bruscas
- no metabolismo.
- Bons Carboidratos (arroz integral, batata-doce, leguminosas): fornecem energia de forma equilibrada.
Já a dica para o dia seguinte é apostar em alimentos anti-inflamatórios, ricos em antioxidantes e vitaminas que vão ajudar o fígado a metabolizar melhor o álcool.
"Frutas cítricas e ricas em água, gengibre e hortelã e bastante água de coco são boas opções para hidratar e recuperar o organismo", diz.
A receita do vídeo abaixo é uma excelente e refrescante opção para incluir.
"Vale lembrar que o exagero nunca cai bem, seja na alimentação, no álcool ou em qualquer outro hábito. Aproveitar com equilíbrio é sempre o melhor caminho!", conclui.