Chá de boldo: para que serve, benefícios e contraindicações
Conhecido por aliviar os efeitos da ressaca, o chá de boldo oferece diversos benefícios para a saúde; saiba mais sobre a bebida.
Com propriedades digestivas e hepáticas, o chá de boldo é muito utilizado para tratar problemas do fígado. As duas espécies mais populares da espécie são o boldo do Chile (Peumus boldus Molina) e o boldo brasileiro (Plectranthus barbatus), encontrados em jardins ou em lojas de produtos naturais.
Além de suas funções digestivas, o chá também possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Consumido em excesso, contudo, ou por mais de 30 dias, a bebida pode causar efeitos colaterais. A seguir falamos mais sobre esta planta medicinal e seus benefícios e contraindicações.
Para que serve o chá de boldo?
O chá de boldo é uma bebida utilizada como remédio natural para tratar diversos problemas de saúde, especialmente problemas digestivos. Além disso, também é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, e pode ajudar na melhora da saúde do fígado e da função hepática. Explicamos melhor seus benefícios e detalhamos cada um deles abaixo:
Ajuda na digestão e alivia os gases
Por estimular a produção de enzimas digestivas e por conter compostos que ajudam a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal, o boldo ajuda a quebrar os alimentos e a evitar a formação de gases no estômago, aliviando os sintomas de indigestão e gases.
O nutricionista Felipe França explica melhor: "Alguns compostos presentes no boldo, como a boldina, ajudam a estimular a produção de bile e a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal, o que pode melhorar a digestão e reduzir a produção de gases. Além disso, o boldo também tem propriedades antiespasmódicas, que ajudam a relaxar os músculos do trato gastrointestinal e reduzir a sensação de desconforto abdominal".
Segundo o especialista, para ajudar na melhora da digestão e reduzir a sensação de inchaço, o ideal é consumir o chá antes ou após as refeições.
Melhora a saúde do fígado e "cura ressaca"
A boldina presente no boldo também auxilia a proteção hepática, fora outras substâncias antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde do fígado e a função hepática, pois protege as células do fígado contra danos oxidativos. Por essas características, não hesite em preparar um chazinho quando estiver de ressaca.
Propriedades anti-inflamatórias
Com compostos anti-inflamatórios, o boldo também pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo. Outro benefício do chá é melhora da qualidade do sono, devido suas propriedades relaxantes que podem ajudar a acalmar o sistema nervoso.
Benefícios do chá de boldo com limão
"Não existem estudos que comprovem os benefícios do chá associado ao limão, existem estudos que demonstram separadamente benefícios para o corpo humano. O limão é rico em vitamina C, antioxidantes e ácido cítrico, que podem ajudar a melhorar a digestão, reduzir a inflamação e proteger as células contra danos oxidativos", pontua o nutricionista Felipe França.
Como consumir chá de boldo
A bebida pode ser ingerida de de 2 a 3 vezes por dia, tomando cuidado para não exceder o período de 30 dias consecutivos. Felipe ensina algumas dicas de preparo do chá para melhor aproveitar suas propriedades:
- Utilize água mineral ou filtrada: A qualidade da água é fundamental para garantir a pureza e o sabor do chá. Evite utilizar água da torneira, que pode conter cloro, metais pesados e outras substâncias que podem afetar o sabor e a qualidade do chá;
- Escolha folhas frescas e de boa qualidade: Prefira folhas de boldo frescas e de boa qualidade, de preferência de cultivo orgânico, para garantir que o chá tenha um sabor agradável e mantenha suas propriedades terapêuticas;
- Ferva a água antes de colocar as folhas de boldo: Coloque as folhas de boldo na água depois que ela atingir o ponto de ebulição. Deixe a mistura ferver por cerca de 5 minutos, para que as propriedades do boldo sejam extraídas corretamente;
- Tampe a panela durante o preparo: Tampe a panela durante o processo de infusão para evitar a perda de compostos voláteis do boldo, que podem evaporar e diminuir a eficácia do chá;
- Deixe o chá em repouso antes de coar: Depois de ferver o chá de boldo, deixe-o em repouso por cerca de 10 minutos antes de coar. Isso ajuda a liberar melhor as propriedades do boldo e a tornar o chá mais concentrado;
- Não reutilize as folhas de boldo: Depois de coar o chá, não reutilize as folhas de boldo, pois elas perdem grande parte de suas propriedades terapêuticas após a primeira infusão;
O que o chá de boldo pode causar?
Ainda que o chá de boldo seja uma planta medicinal amplamente utilizada para tratar problemas digestivos, seu uso excessivo pode apresentar alguns riscos e efeitos colaterais.
Irritação gastrointestinal
Em algumas pessoas, o chá de boldo pode causar irritação gastrointestinal, resultando em sintomas como náuseas, vômitos e diarreia. O nutricionista Felipe França alerta que o excesso do consumo da bebida também causa a queda da absorção de alguns nutriente -- especialmente ferro e cálcio -- levando a deficiências nutricionais.
Reações alérgicas
O chá de boldo pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis aos seus compostos, resultando em sintomas como coceira e inchaço.
Problemas no fígado
A bebida pode causar irritação no fígado e até mesmo levar a danos hepáticos, especialmente em indivíduos com problemas hepáticos pré-existentes.
Dor abdominal
O consumo excessivo de chá de boldo pode causar dor abdominal e cólicas, especialmente em pessoas com problemas gastrointestinais.
O boldo, assim como outras plantas, pode interagir com alguns medicamentos, incluindo anticoagulantes, antidepressivos e medicamentos para o coração, potencializando seus efeitos ou diminuindo sua eficácia.
Contraindicações do chá de boldo
Algumas pessoas, porém, devem evitar o consumo da bebida. São elas:
Grávidas, lactantes e crianças
Para as gestantes e lactantes, o uso de chá de boldo durante a gravidez e a amamentação não é recomendado, pois há evidências de que a erva pode ter efeitos adversos no feto e no bebê. O boldo contém uma substância chamada ascaridol, que tem ação abortiva e pode levar ao parto prematuro. Além disso, o boldo também pode causar irritação no trato gastrointestinal e interferir na absorção de nutrientes, o que afeta o desenvolvimento do feto.
"Durante a amamentação, o boldo também deve ser evitado, pois a erva pode ser transferida para o leite materno e ser prejudicial para o bebê. O ascaridol presente no boldo pode causar irritação no trato gastrointestinal do recém-nascido, além de interferir na absorção de nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento", conclui Felipe.
O chá de boldo não é recomendado para crianças menores de 6 anos de idade, pois pode ser muito forte para o sistema digestivo infantil.
Pessoas com problemas no fígado
O chá de boldo não é recomendado para pessoas com problemas no fígado, pois pode agravar a condição. "O boldo é diurético, ou seja, aumenta a produção de urina, e pode sobrecarregar os rins", diz Felipe.
Pessoas com problemas renais
É importante observar que o boldo contém compostos como a boldina e o ascaridol, que podem ter efeitos adversos sobre o sistema renal. A boldina, por exemplo, leva à formação de cálculos renais em algumas pessoas. Já o ascaridol, em excesso, tem efeito irritante sobre os rins capaz de causar danos.