Chá de hibisco: benefícios e malefícios para a saúde
Descubra para que serve a bebida, como consumi-la corretamente e se tomar chá de hibisco emagrece e desincha.
Rico em vitamina C e ácidos orgânicos, o chá de hibisco costuma ser garantido na despensa de quem pratica um estilo de vida saudável. O líquido de cor vermelha intensa e sabor ácido e frutado é benéfico em diversas áreas, mas nem todo mundo deve consumir. Saiba mais:
Para que serve o chá de hibisco?
Extraído das flores da planta Hibiscus sabdariffa, também chamada de vinagreira, o chá de hibisco é um fitoterápico explorado por sua ação medicinal. Suas propriedades prometem uma série de benefícios que vão desde ajudar na perda de peso à prevenção doenças.
Benefícios do chá de hibisco
Redução da pressão arterial
Ao favorecer o relaxamento dos vasos sanguíneos, o chá de hibisco pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão leve a moderada.
Melhora nos níveis de colesterol
Com a supressão na síntese de ácidos graxos no fígado, o chá pode ajudar a reduzir os níveis do "mau" colesterol, o LDL, e dos triglicerídeos, enquanto ajuda a aumentar o HDL, colesterol "bom".
Melhora na digestão
Esse efeito é consequência das propriedades laxativas do chá, que aliviam a constipação.
Propriedades antioxidantes
A alta concentração de antocianina na composição do hibisco retira parte dos radicais livres, protegendo as células do corpo.
Propriedades anti-inflamatórias
É eficaz também no combate à inflamação das células, o que, por consequência, ajuda a reduzir a inflamação no corpo.
Chá de hibisco emagrece?
Essa é uma das propriedades que mais interessa os amantes do chá de hibisco e a resposta é sim: a bebida pode ajudar no emagrecimento, controlando o peso corporal com suas propriedades antioxidantes, como o flavonoides e as antocianinas.
Malefícios
Efeitos colaterais gastrointestinais
A expressão que diz que "nada em excesso é bom" se aplica bem ao consumo do chá de hibisco. Quando ingerido em grandes quantidades, o chá pode provocar dores no estômago, náusea, vômito e diarreia.
Interação com medicamentos
Antes de introduzir o chá de hibisco à dieta, vale consultar médicos e nutricionistas para evitar que as propriedades da planta interfiram no efeito de medicamentos já em uso.
Risco para mulheres grávidas e lactantes
Não há estudos que indiquem segurança no consumo do chá por mulheres gestantes e lactantes. Outro fator é o estímulo da bebida na musuclatura do útero, o que pode prejudicar o feto, com risco de aborto espontâneo.
Efeito hipotensor
Se ajuda a reduzir a pressão arterial sendo um aliado para quem sofre com hipertensão, o chá é contra-indicado para quem tem pressão baixa, pois pode agravar o problema.
Como consumir o chá de hibisco?
Não há um limite específico, mas o recomendado é não passar de três xícaras por dia e evitar incrementar com açúcar ou adoçante. Para preparar, basta ferver água e acrescentar uma colher de sopa das flores do hibisco. Dez minutos depois, é só coar e servir. O líquido pode ser bebido quente ou frio.