Comer uma maçã por dia faz bem ao coração, mostra estudo
A maçã possui flavanóis, composto associado a diversos benefícios para o coração. Conheça outros alimentos que possuem a substância
A maçã é uma grande aliada do coração. Isso porque a fruta possui flavan-3-ols (flavanóis), substância que ajuda a melhorar e manter a saúde cardíaca. Uma revisão de mais de 150 estudos concluiu que o composto químico, também encontrado no vinho tinto e no chocolate amargo, pode melhorar a pressão arterial, o colesterol e os níveis de açúcar no sangue.
Os benefícios foram comprovados por um grupo internacional de pesquisadores, e o trabalho foi financiado pela pela Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos. Ao analisarem 157 ensaios clínicos randomizados e 15 estudos de coorte, eles observaram que os flavanóis estavam associados à pressão arterial mais baixa - o que, aliás, reduz o risco de doenças cardíacas, infartos e derrames.
Além disso, o composto melhorou os níveis de colesterol, e diminuiu as taxas de colesterol "ruim" (HDL). Em altos níveis, o HDL pode trazer danos à saúde do coração. "Para reduzir o risco de doença cardiovascular, recomendamos consumir 400mg-600mg de flavan-3-ols, por dia. Isso equivale a duas xícaras de chá, algumas frutas vermelhas ou roxas e uma maçã. É muito mais eficaz ingerir sua quantidade diária como alimentos ou bebidas saudáveis do que tomar um suplemento", afirmou o professor Gunter Kuhnle, especialista em nutrição da Universidade de Reading, ao portal de notícias Daily Mail Online.
Alimentos com maior concentração de flavanóis
- Chá verde - 320mg de flavan-3-ol em uma xícara (de 240ml)
- Chá preto - 280mg em uma xícara (de 240ml)
- Amoras - 65mg em 160g
- Chocolate amargo - 20mg em 18g
- Vinho tinto - 15mg uma taça de 150ml
- Maçãs - 15mg por maçã pequena
- Mirtilos - 10mg em 150g
Uma maçã por dia previne diversas doenças
De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Nacional dos Estados Unidos, comer uma porção da fruta diariamente pode prevenir diversas enfermidades. A pesquisa analisou mais de 8 mil pessoas durante um ano. Neste período, 10% dos participantes comeram uma maçã todos os dias. Essas pessoas precisaram tomar menos medicamentos e ficaram doentes com uma frequência menor, quando comparados aos outros 90%.
"A maçã é capaz de tirar a dor de estômago e ainda auxilia no combate à gastrite, pois funciona como um gel. Essa fruta aumenta a produção de acetilcolina (neurotransmissor responsável por auxiliar a memória) e, com isso, diminui a chance do indivíduo desencadear o Alzheimer ou derrame cerebral", afirma a Dra.Valéria Goulart, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).