Comidas típicas de Festa Junina podem ser saudáveis; entenda
Substituições e porções menores podem ajudar a saborear os pratos típicos de Festa Junina de forma saudável e equilibrada
Durante os meses de junho e julho muitos vão às quermesses e demais celebrações de Festa Junina para se divertir com os jogos, quadrilhas e brincadeiras. O foco, no entanto, muitas vezes são os pratos típicos, tais como canjica, milho e pinhão. Quem está adotando uma alimentação saudável pode pensar em resistir a essas comidas, o que não é obrigatoriamente necessário.
Patrícia Souza, professora do curso de nutrição da Universidade Veiga de Almeida (UVA), explica que, neste período, a alimentação pode - e deve - ser saudável, mas que, para isso, é necessário fazer escolhas e conhecer suas limitações.
"Pessoas diabéticas devem ficar longe de alimentos ricos em açúcar e hipertensos devem ter cuidado com o excesso de sal", alerta.
Além disso, quanto mais simples for a receita do alimento, ou seja, menos produtos ela utilizar, mais saudável ela se torna. A substituição de açúcar refinado por açúcar mascavo nas receitas também pode ser uma alternativa, avalia Patrícia.
"Açúcar é açúcar, mas a troca de refinado por mascavo é uma boa opção. No entanto, mais importante do que trocar o açúcar é diminuir a quantidade de açúcar", diz a especialista.
7 dicas da nutricionista
Patrícia faz algumas recomendações para quem deseja aproveitar as festas juninas de forma saudável. Confira:
1 - Milho verde: "Apesar de conter muitas calorias, o milho é um alimento que contém muita fibra. Portanto, pode, sim, ser consumido. No entanto, é importante evitar colocar manteiga e passar na água com sal, porque o excesso de sal faz mal à saúde. Das receitas que contém milho, o curau é uma boa opção, por ser a mais simples de todas. Isso porque ele possui menos ingredientes e menos calorias", afirma.
2 - Pipoca: "As pipocas de microondas nunca são uma boa opção por conter aditivos químicos. É melhor optar sempre pela pipoca feita com milho natural", destaca.
3 - Caldos: "Pode consumir sem problema nenhum, mas em quantidades adequadas. Caldo verde, por exemplo, é mais calórico por conta da batata. Uma sugestão é optar pelos caldos que têm menos ingrediente e poucos embutidos. Ou seja, nada de paio, linguiça, bacon, costelinha etc", aconselha a profissional.
4 - Bolos: "Evite bolos com recheio porque são sempre mais calóricos", sinaliza Patrícia.
Substituições são importantes na Festa Junina
5 - Canjica: "É importante não exagerar. Reduzir a quantidade é recomendado e nunca ultrapasse uma concha para um adulto, meia concha para crianças e, se possível, escolha uma receita fit. O leite condensado possui leite e uma quantidade maior de açúcar do que o necessário, o que é prejudicial principalmente para pacientes diabéticos. A melhor opção é utilizar cada vez menos esse produto", diz.
6 - Cachorro-quente e salsichão: "Produtos como a salsicha geralmente possuem carne mecanicamente separada (CMS). São feitos a partir de aparas de carnes. A legislação brasileira aceita que os produtos tenham até 60% de CMS nesse alimento, além de corantes, conservantes e aromatizantes, o que faz deles alimentos que não são bons para consumo. Se possível, é melhor sempre evitar", adverte.
7 - Bebidas: "As bebidas alcoólicas e refrigerantes aumentam o valor calórico. O refrigerante é adoçado, portanto não é recomendado. Seria interessante substituir sempre por água, bebida que precisamos consumir no mínimo 2 litros por dia", recomenda a profissional.