Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como comer chocolate sem exagerar na Páscoa

Compartilho um passo a passo de Mindful Eating para você estar mais consciente na hora de comer e aproveitar o momento

16 abr 2025 - 09h39
Compartilhar
Exibir comentários
comer chocolate sem exagerar
comer chocolate sem exagerar
Foto: Pexels / Personare

A Páscoa é um momento especial, recheado de encontros, celebrações e, claro, muito chocolate. Mas isso te preocupa, existe uma técnica simples que ajuda a comer chocolate sem exagerar.

É o Mindful Eating — ou Comer com Consciência Plena. Essa prática ensina como ter mais atenção na hora de comer, ajudando a escutar melhor os sinais do seu corpo e a fazer escolhas mais conscientes — sem culpa e sem restrições rígidas.

Aqui te ensino um passo a passo para você experimentar nesta Páscoa!

Mas se você tiver muita dificuldade para executar a prática, estiver notando dificuldades na sua relação com a comida ou tentando muitas dietas sem sucesso, é interessante se aprofundar no Mindful Eating.

O que é Mindful Eating?

Mindful Eating é uma abordagem baseada no mindfulness (atenção plena) aplicada à alimentação. É muito interessante, porque pode ser realizada sem necessidade de mais nada além da sua vontade.

Assim, em vez de comer no automático, você aprende a ter mais atenção na hora de comer chocolate (ou qualquer outro alimento) e escutar o que o seu corpo precisa.

Ou seja: é possível, sim, comer chocolate sem exagerar e com prazer e equilíbrio — basta mudar a forma como você se relaciona com esse momento.

Veja também: Rituais de Páscoa: como aproveitar a poderosa energia de transformação

Como comer chocolate sem exagerar

A seguir, você encontra um passo a passo para comer chocolate com mais consciência. Essa prática pode ser feita com qualquer alimento, mas aqui o foco é o chocolate da Páscoa:

  1. Escolha seu chocolate preferido. Não precisa ser o mais "fit" ou o mais caro. Escolha aquele que você realmente gosta e que vai te trazer prazer.
  2. Antes de comer, pare por alguns segundos. Respire fundo e observe as sensações do seu corpo. Está com fome? Está ansiosa? O que está sentindo nesse momento?
  3. Comece olhando a embalagem. Abra com cuidado e note os sinais que o seu corpo mostra sobre querer, de fato, comer esse doce. Veio algum pensamento? A boca salivou? Quer abrir logo a embalagem?
  4. Pegue um pedaço e coloque na mão. Observe as cores, o formato, a textura. Sinta o peso daquele tablete na mão. Sinta o cheiro. Faça uma pausa e note as sensações do corpo.
  5. Mas antes de levar à boca, note os sinais de que realmente quer comer esse doce, como a boca salivando, a barriga com uma sensação de vazio, aquela curiosidade de sentir o sabor.
  6. Pegue um pedaço do chocolate e coloque na boca. Não morda ainda, espere derreter um pouco. Note a textura, os diferentes sabores ao colocar na boca e depois, ao derreter. Só então comece a mastigar lentamente.
  7. Deguste calmamente esse primeiro pedaço. O que você percebe ao comer com mais atenção?
  8. Faça uma pausa. Escolha se deseja comer mais um pedaço com essa consciência. A cada quadradinho escolhido, note as sensações e veja como se modificam.
  9. Perceba os sinais de preenchimento e entenda quando quer parar de comer. Note as sensações no corpo. Como estão os pensamentos e as emoções? Você percebe a sensação de satisfação?

Para entender melhor, veja o vídeo em que mostro o passo a passo:

Comer com equilíbrio é possível (e prazeroso)

Esse exercício é um primeiro passo para mudar sua relação com a comida. Embora seja simples, pode ser o início de uma nova e boa relação com a comida.

Se você percebe que tem dificuldades frequentes para parar de comer ou já tentou muitas dietas sem sucesso, vale considerar se aprofundar no Mindful Eating com acompanhamento especializado.

Lembre-se: fazer as pazes com a comida e com o próprio corpo é possível — e libertador.

O post Como comer chocolate sem exagerar na Páscoa apareceu primeiro em Personare.

Luiza Camargo Mendes (contato@luizacamargo.com.br)

- Psicóloga, instrutora de Mindfulness e Mindful Eating, praticante de meditação e yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação.

Personare
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade