Como higienizar corretamente as frutas e legumes?
De acordo com a nutricionista Elisabete Costa, a higienização mecânica com água da torneira é imprescindível
No Pergunte ao Especialista desta semana falamos sobre higienização. Se você também tiver alguma dúvida sobre saúde, psicologia, bem-estar, exercício físico ou nutrição, escreva para ana.lourenco@estadao.com ou envie uma DM para o nosso Instagram.
Quais produtos (limão, vinagre, desinfetantes…) realmente funcionam para higienizar frutas e verduras?
Marina Cândido, Ribeirão Preto
Elisabete Costa, nutricionista e professora Doutora da Universidade Anhembi Morumbi mestrado com ciências de alimentos com base em biologia
Esses produtos mais caseiros são de uso ancestral. Existem artigos científicos que mostram soluções de limão ou de vinagre fazendo a redução da contaminação, mas não tem um protocolo de uso.
Claro que, se a pessoa realmente não tiver mais nada em casa, eu indico colocar os alimentos em uma mistura com um pouco de detergente neutro e água.
Mas normalmente indicamos o uso de produtos autorizados pela Anvisa, como hipoclorito de sódio. O ideal é que a saturação seja de 1,5 ou 2,5%, que é a água sanitária comum, desde que sem corante ou perfume.
Para o consumo de alimentos crus, primeiro você retira o que a gente chama de sujidades na água corrente. E em seguida coloque-os em uma mistura de 10 ml de hipoclorito, que seria uma colher de sopa para 1 litro de água. Deixe de 15 a 30 minutos. E finalmente faça um enxágue mecânico, que, além da sujeira restante, consegue retirar ovos de parasitas, por exemplo, resistentes à solução clorada.
A retirada do excesso de água é importante, porque isso faz com que elas tenham uma durabilidade maior, quando armazenadas na geladeira. Caso contrário, isso pode facilitar novas contaminações.
Para os alimentos de que não comemos a casca ou que serão fervidos, podemos fazer somente a higienização na torneira.