Compare a quantidade de sódio presente nas bebidas
Compartilhar
Danielle Barg
O sódio é um dos grandes inimigos da saúde nos dias atuais. Invisível aos olhos, muitas vezes é consumido em excesso e acaba trazendo diversos danos à saúde como a retenção de líquido, hipertensão e problemas renais. De acordo com Daniel Henrique Bandoni, professor do curso de Nutrição da Universidade Federal de São Paulo, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do ano de 2009 mostrou que o brasileiro consome 4,7g de sódio, em uma ingestão diária de 2 mil calorias. "A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é a de 2g por dia, ou seja, consumimos mais que o dobro", explica.
A nutricionista Carla Magri, do Hospital São José, em São Paulo, explica que o sódio é rapidamente absorvido do intestino e, depois, transportado para os rins, onde é filtrado. "A quantidade absorvida é proporcional ao consumo. Cerca de 90 a 95% da perda normal de sódio do corpo é por meio da urina; o resto é perdido em fezes e suor. Normalmente, a quantidade de sódio excretada diariamente é igual à quantidade ingerida."
Para manter a saúde em ordem, é preciso buscar o equilíbrio na alimentação como um todo, não só nos líquidos. "O teor de sódio contido nas bebidas industrializadas não traz, isoladamente, riscos à saúde, porém devemos ficar atentos ao consumo de alimentos ricos em sódio ao longo do dia para que quantidade final não ultrapasse a recomendação máxima", reforça Carla.
Além dos refrigerantes, águas com sabor e sucos industrializados, é preciso moderar em alimentos como azeitonas, embutidos (salame, salsicha, mortadela, presunto etc), queijos amarelos, tabletes de caldos concentrados, bacalhau, carne seca, e condimentos como catchup, mostarda e molho inglês. "Também alimentos tipo fast food que ultrapassam o limite diário devem ser consumidos com moderação", observa a especialista.
Invisível aos olhos, o sódio muitas vezes é consumido em excesso e acaba trazendo diversos danos à saúde
Incluir alimentos ricos em fibras ao longo da alimentação diária pode ser uma ótima forma de ficar de bem com a balança e ainda manter a saúde em dia. Veja sugestão de dieta:
No café da manhã
No lugar de: um copo de suco de laranja (112 calorias, 0,5 g de fibra)
Prefira: uma laranja grande (86 calorias, 4 g de fibra)
Você ganha: 3 gramas a mais de fibra
Bônus: comer frutas inteiras exige que você mastigue e isso também ajuda a sentir o sabor por completo
Foto: Getty Images
Para um lanche no meio da manhã
No lugar de: uma banana média (105 calorias, 3 g de fibra)
Prefira: 1 copo de framboesas (64 calorias, 8 g de fibra)
Você ganha: 5 g de fibra
Bônus: framboesas contêm ácido elágico, um componente com propriedades anticancerígenas
Foto: Getty Images
No almoço
No lugar de: uma porção de arroz (121 calorias, 0,3 g de fibra por 1/2 copo)
Prefira: uma porção de feijão preto (114 calorias, 7,5 g de fibra por 1/2 copo)
Você ganha: 7 g de fibra
Bônus: o feijão também contém proteína
Foto: Getty Images
Para o lancinho da tarde
No lugar de: salgadinhos (em média, 110 calorias, 1 g de fibra)
Escolha: 12 cenouras baby mais 2 colheres de homus (89 calorias, 4 g de fibra)
Você ganha: 3 g de fibra
Bônus: betacaroteno, o pigmento que dá a cor laranja à cenoura, é um poderoso antioxidante e um precursor da vitamina A, um nutriente que ajuda a manter a saúde do sistema imunológico
Foto: Getty Images
No jantar
No lugar de: macarrão com molho vermelho (212 calories, 2 g de fibra)
Prefira: macarrão integral com 1/2 copo de mix de vegetais e molho (174 calories, 4 g de fibra por copo)
Você ganha: 2 g de fibra
Bônus: microminerais como magnésio - um nutriente necessário para um metabolismo saudável - são removidos quando os grãos são refinados. Além disso, essa é uma boa maneira de acelerar o seu metabolismo