Cúrcuma ou açafrão? Confira as diferenças e benefícios
Entenda as diferenças entre a cúrcuma e o açafrão e conheça as vantagens de incluí-los na alimentação
A curcuma e o açafrão estão entre os temperos mais populares do mundo. Além de ajudar a realçar o sabor dos alimentos, ambas as especiarias oferecem uma série de benefícios à saúde.
No entanto, a semelhança entre os temperos muitas vezes acaba gerando dúvidas e confundindo muitos consumidores. Por isso, trouxemos abaixo as principais diferenças entre eles para esclarecer de vez essas dúvidas.
Qual a diferença entre cúrcuma e açafrão?
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um pó de cor amarelo, extraído da raiz de uma planta com o mesmo nome. É uma planta da mesma família que o gengibre. Essa erva tem folhas longas e brilhantes, que chegam a 60 cm.
Já o açafrão é extraído dos estigmas da flor crocus sativus. Para se colher uma boa quantidade dela, é necessário o plantio de milhares de hectares, motivo pelo qual o açafrão verdadeiro é uma das especiarias mais caras do mundo.
Benefícios para a saúde
O açafrão e a cúrcuma têm propriedades semelhantes, sendo bastante utilizados por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a prevenir o desenvolvimento de doenças neurológicas e cardíacas. Além disso, ambos os temperos podem contribuir para a perda de peso.
Como utilizar cúrcuma e açafrão
A cúrcuma e o açafrão podem integrar diversas receitas, acrescentando cor ao prato e realçando o sabor dos alimentos. Por isso, eles fazem tanto sucesso na cozinha mundo afora.
Com um aroma mais intenso e sabor mais suave, o açafrão é muito utilizado na culinária mediterrânea e pode ser adicionado em pratos à base de arroz como risotos, além de peixes, saladas, massas e sopas.
Já a cúrcuma possui um sabor mais forte e é utilizada em pratos da culinária asiática como o famoso molho curry. A especiaria pode ser usada para temperar diferentes receitas como arroz, aves, carnes, molhos, entre outros.