Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia Mundial da Alimentação: o que significa e por que foi criado?

Comemorado no dia 16 de outubro, é uma data para refletirmos sobre a qualidade da alimentação da humanidade e a fome no mundo

16 out 2024 - 07h00
Compartilhar
Exibir comentários
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Alimentação
Saiba mais sobre o Dia Mundial da Alimentação
Foto: Freepik

O DIa Mundial da Alimentação é comemorado nesta quarta-feira, 16, e foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 1979 com o objetivo de conscientizar sobre a fome no mundo, promover a segurança alimentar e a nutrição adequadas para todos. 

Mesmo com os avanços em países com economias em crescimento, a fome, a insegurança alimentar e a desnutrição crescem em várias regiões do mundo. A subalimentação atinge cerca de 733 milhões de pessoas, principalmente nas áreas rurais, onde a pobreza extrema e a insegurança alimentar são mais evidentes.

Segundos dados obtidos pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, mais de 2,8 bilhões de pessoas não conseguem ter acesso a uma alimentação saudável. Isso significa que quase 1/3 da população global não recebe os nutrientes e micronutrientes necessários para prosperar, e, em alguns casos, para sobreviver.

A data destaca a importância de todos comerem bem, com equilíbrio e saudável. Para isso, é importante ter uma refeição colorida, com verduras, legumes e proteínas.

O que significa o Dia Mundial da Alimentação?

A data é uma ação coletiva anual que ocorre em 150 países e faz com que o Dia Mundial da Alimentação seja um dos mais comemorados do calendário das Nações Unidas (ONU). A cada ano a FAO escolhe um tema diferente para a celebração do dia, e todos têm o objetivo de alertar sobre a importância de que os seres humanos em todos os lugares do mundo devem ter acesso a alimentos suficientes, seguros, diversificados e nutritivos.

O tema escolhido em 2024 é "Um compromisso com o direito à alimentação e a segurança alimentar".

Os dados apontam que milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a uma alimentação adequada e saudável. Isso as coloca em alto risco de insegurança alimentar. 

Apesar dos diferentes temas, em todos os anos a celebração da data está focada em quatro assuntos: melhor nutrição, melhor produção, melhor ambiente e melhor qualidade de vida.

Por que o Dia Mundial da Alimentação foi criado?

A data foi criado com o intuito de estimular uma reflexão mundial em relação ao quadro atual da alimentação mundial e a deficiência e carência em alguns países. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

Importância do Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação leva todos a refletirem sobre a fome do mundo, a desigualdade social que afeta diretamente a questão alimentar, além de ressaltar a importância de comer bem e saudável, com equilíbrio nutritivo.

O acesso ao alimento de qualidade e em quantidade suficiente pelas pessoas de todo mundo, e a necessidade de uma alimentação saudável para a vida de cada indivíduo é um tema que deve ser explorado e estudado em ações para que todos tenham direito a uma alimentação digna.

7 alimentos ricos em selênio para incluir no cardápio 7 alimentos ricos em selênio para incluir no cardápio

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade