Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dieta MIND? Conheça alimentos que ajudam a melhorar a memória

Nutricionista Lucas de Albú explica a relação entre hábitos alimentares com a função cognitiva e indica comidas que ajudam a memória

3 mai 2023 - 09h32
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Ter uma boa memória é fundamental para o cotidiano. Afinal, são diversos compromissos importantes, objetos guardados e uma rotina pessoal e profissional que precisam ser mantidas em ordem. Mas você sabia que é possível melhorar o funcionamento do cérebro a partir da alimentação?

Pois é! De acordo com o nutricionista Lucas de Albú, existe uma relação direta entre hábitos alimentares e a função cognitiva. Nesse sentido, há alimentos que ajudam a manter a concentração, melhorar a memória e prevenir distúrbios neurológicos. "O cérebro necessita de nutrientes para sua formação e manutenção das funções, e há nutrientes específicos para cumprir diferentes papéis dentro da estrutura do cérebro", explica o especialista.

No entanto, é importante ressaltar que não há conclusões científicas que determinados alimentos isoladamente melhorem a memória, foco ou concentração. Por isso, a principal recomendação nutricional é ter um padrão alimentar saudável todos os dias, e manter uma alimentação equilibrada e variada, segundo Lucas.

Alimentos que ajudam a melhorar a memória

Ficou curioso (a) para saber quais são os alimentos que auxiliam a mente a trabalhar melhor? Então confira quatro opções abaixo!

  • Vegetais: as hortaliças concentram um mix de nutrientes que auxiliam no sistema nervoso. Elas apresentam ainda o ácido fólico, vitamina que resguarda a massa cinzenta e ajuda a reduzir o risco de demências. Alguns exemplos são: espinafre, couve, rúcula e brócolis.
  • Abacate: o abacate é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos importantes para os neurônios. Ele é um alimento que possui gordura monoinsaturada, que protege as artérias, garantindo um bom fluxo sanguíneo para o cérebro. Alguns outros que possuem funções parecidas são: azeite de oliva, amêndoa, amendoim, castanhas, gergelim e óleo de canola.
  • Peixes: salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha são ricos em Ômega 3, que atuam na conexão entre os neurônios.
  • Ovo: excelente fonte de proteína. A gema do ovo especificamente, que muitas vezes é considerada a vilã da história por possuir colesterol, está repleta de colina, uma das vitaminas do complexo B, que atua na memória.

Dieta 'MIND'

Outra possibilidade que também pode te ajudar a melhorar a memória é a dieta 'MIND'. Nessa alimentação, predominam nutrientes que garantem a melhor fluidez da ligação entre os neurônios, o aumento da plasticidade dessas células cerebrais e a diminuição da inflamação e da oxidação. Ou seja, ela tenta melhorar tudo que garante um bom funcionamento cognitivo.

"Essa dieta prevê o consumo de pelo menos três porções de grãos integrais (aveia, centeio, grão de bico, feijão, ervilha, quinoa, entre outros), uma porção de salada e uma porção de vegetal diariamente, junto com um copo de vinho. Os lanches devem incluir frequentemente oleaginosas, isto é, a turma das nozes, castanhas e amêndoas. Peixes são indicados, no mínimo, uma vez na semana, enquanto as aves são bem-vindas pelo menos duas vezes por semana", destaca Lucas.

O nutricionista diz ainda que alimentos devem ser evitados nesse cardápio: carne vermelha, manteiga, margarina, queijos, doces, fritura e fast food. "Isso não significa que você deve cortar completamente os itens da sua lista, mas sim consumi-los com pouca frequência. Converse com o seu médico ou nutricionista para entender em qual intensidade você pode comer cada um deles", finaliza ele.

Confira quais são os alimentos que ajudam a melhor a função cognitiva do cérebro -
Confira quais são os alimentos que ajudam a melhor a função cognitiva do cérebro -
Foto: Shutterstock / Alto Astral
Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade