Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Discussão em A Fazenda: pano de prato é vilão na cozinha?

Pano de prato causa briga entre peoas e levanta dúvidas sobre higiene, saúde e limpeza na cozinha; respondemos as principais questões

10 out 2022 - 09h05
(atualizado às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A advogada e influencer Deolane Bezerra iniciou uma discussão com Deborah Albuquerque no reality show A Fazenda ao ver a jornalista usando o pano de prato para limpar a pia. “Bem difícil secar pia suja com pano de secar louça, né!”, reclamou ela, afirmando que tal atitude é falta de higiene. Mas, e aí? Quem está com a razão? 

“O que a Deborah desconhece é que o pano de prato é um dos grandes vilões em uma cozinha quando utilizado de forma incorreta. Situações em que não é trocado regularmente, quando está úmido e quando está com sujidades, representam um risco para a saúde”, alerta a professora Daniéli Chela, que ministra o curso de Limpeza de Cozinha na Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (FACOP).

Foto: fotostorm / iStock

Ela ainda explica que, como o pano de prato permanece quase sempre úmido e retém gorduras e outros tipos de sujeira, ele se torna um ótimo ambiente para proliferação de bactérias, vírus e fungos. Por isso, é fundamental ficar atento às condições em que esse pano se encontra, pois você pode passar esses microorganismos de um lugar para o outro usando o mesmo pano de prato para limpar ambientes diferentes (isso é chamado de contaminação cruzada). 

Até coliformes fecais já foram encontrados em testes feitos com pano de prato, por isso, nesta discussão, damos razão a Deolane Bezerra. Esses microorganismos encontrados podem vir dos mais variados lugares, saliva, espirro, microbiota intestinal, entre outros. Eles podem causar diversas doenças para as pessoas que tiverem contato, então, todo cuidado é pouco.  

“Para os serviços de alimentação que incluem restaurantes, é recomendado o uso de panos descartáveis para limpeza das superfícies de bancadas, pias e secagem de louças. Também é importante consultar os serviços da vigilância sanitária local, já que cada estado/município tem autonomia para legislar sobre as ações e serviços públicos de saúde, ou seja: seguem as mesmas regras básicas, porém podem conter algumas mais específicas que outras”, alerta Daniéli.

O uso do pano de prato convencional não é recomendado para restaurantes pois: após o uso o pano fica com alta umidade, ele também pode conter contaminação proveniente da manipulação dos alimentos ou das mãos do manipulador, que podem levar ao desenvolvimento de microrganismos, além de possuir risco de apresentar contaminação cruzada, ou seja, contaminar as superfícies e utensílios que entrarão em contato com ele.

Quais os cuidados devo ter com a higiene do pano de prato dentro de casa?

O ideal é ter ao menos três panos diferentes na cozinha: um para secar a louça, um para secar a mão e outro para secar a pia (neste último também é possível utilizar o rodo de pia). Uma ótima dica é usar cores diferentes de pano de prato, assim você terá chances menores de confundi-los. 

Foto: Ann_Zhuravleva / iStock

Para manter seus panos o mais higienizados possível, lave-os separadamente, não é recomendado misturar com panos de chão, roupas, toalhas etc. Além disso, realizar a troca diária pode ajudar a manter as bactérias distantes. E lembre-se: quando ele estiver úmido, realize a troca imediatamente! 

Para higienizar os panos de prato de forma correta não é difícil, basta deixar de molho em desinfetante ou água sanitária, enxaguar, secar, passar o ferro bem quente e guardar em um local limpo. 

Se o pano de prato pode representar um perigo, a professora explica que deixar a louça secando no escorredor pode ser uma opção segura e, para finalizar, faz um lembrete: “Não esqueça de lavar também o escorredor pelo menos 1x na semana”.

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade