Doces ou travessuras: excesso de açúcar no Halloween pede atenção
O Halloween tende a estimular o consumo de açúcar. Especialistas alertam sobre os riscos do consumo excessivo
A temporada de Halloween chegou, época em que o consumo de açúcar tende a aumentar, principalmente por parte das crianças. No entanto, é preciso tomar cuidado com as quantidades ingeridas e, além disso, adotar uma rotina de higiene bucal adequada.
De acordo com a Agência Embrapa de Informação Tecnológica, cada brasileiro consome, em média, 55 kg de açúcar por ano. Esse número é mais do que o dobro da média mundial, que chega na marca dos 21 kg por pessoa.
Da mesma forma, as taxas de diabetes são altas no país. O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos) acometidos pela doença.
O consumo excessivo de açúcar está associado à diabetes por conta da sobrecarga causada no pâncreas, que não consegue produzir insulina suficiente para diminuir os níveis de glicose, desencadeando a diabetes tipo 2. Mas esse é apenas um dos malefícios provocados pela ingestão exagerada de açúcar.
Perigos do açúcar
Obesidade e diabetes são dois dos problemas metabólicos que surgem por consequência de uma alimentação rica em açúcar, principalmente doces. O carboidrato em excesso também pode favorecer o surgimento de câncer, assim como a glicose, pois ela alimenta as células cancerígenas, que crescem e se espalham pelo organismo, como explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
"Além disso, o açúcar em excesso também acarreta maior inflamação, com consequente risco de diabetes - que é o maior fator de risco para doença renal crônica no mundo. A resistência à insulina gera vasoconstrição (estreitamento de vasos) e retenção de sódio e água pelo organismo, além de endurecimento dos vasos sanguíneos - o que pode lesar os rins", alerta.
Uma dieta rica em açúcar também pode causar problemas circulatórios, pois ele é um grande vilão para o aumento de colesterol. Além disso, a glicose em excesso pode causar, por exemplo, o espessamento e o acúmulo de placas de gordura dentro da parede das artérias, com consequente obstrução desses vasos.
"Dependendo da artéria afetada, tal quadro pode levar ainda a incidência de infarto, derrame e problemas de claudicação, que é quando você vai caminhar e tem dificuldade de andar porque falta sangue nas pernas", alerta a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Saúde bucal
Além de ser um fator de risco para diversas doenças, o excesso do nutriente também pode prejudicar a saúde bucal. "Um dos principais problemas nesse sentido é a formação de cáries, que ocorre quando as bactérias da boca metabolizam o açúcar que consumimos, tornando o pH da boca ácido e, consequentemente, provocando a desmineralização do esmalte dos dentes", explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP.
O especialista afirma que o início dessa ação ocorre poucas horas depois da ingestão do alimento, o que reforça a importância da escovação dos dentes logo após as refeições. "Além disso, o açúcar também favorece o acúmulo de placa bacteriana que, quando não removida adequadamente, também pode ocasionar gengivite e mau hálito", acrescenta o médico.
Por conta disso, a higienização adequada dos dentes é imprescindível. O Dr. Hugo destaca 7 recomendações para manter a saúde bucal em dia, mesmo durante o Halloween:
- Faça a escovação de forma adequada, ao menos duas vezes por dia;
- Use cremes dentais de baixa abrasividade;
- Além do fio dental, use escova interdental para uma limpeza mais eficiente;
- Higienize a língua;
- Evite o estresse;
- Tenha uma alimentação balanceada;
- Consulte um dentista regularmente.