É preciso tomar cúrcuma em cápsula ou usar nos alimentos já é suficiente?
Nutricionista explica como incluir a cúrcuma na sua alimentação pode ser suficiente para a saúde.
A cúrcuma, conhecida pelo seu poder antioxidante e anti-inflamatório, vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente entre aqueles que buscam alternativas naturais para melhorar a saúde. Mas, afinal, será que é necessário tomar cúrcuma em cápsulas ou a ingestão por meio de alimentos já é suficiente para aproveitar todos os seus benefícios?
De acordo com Ruth Egg, nutricionista especialista em esportes e comportamento alimentar, a suplementação de cúrcuma pode ser útil em casos específicos, como processos inflamatórios crônicos ou para quem busca um efeito antioxidante mais intenso.
“A suplementação de cúrcuma pode ser útil em casos específicos, como processos inflamatórios crônicos ou para quem busca um efeito antioxidante mais intenso”, afirma Ruth.
No entanto, para a maioria das pessoas, a ingestão por meio dos alimentos é completamente suficiente. A nutricionista destaca que incorporar a cúrcuma em pratos do dia a dia, como temperos para carnes, legumes ou até mesmo em bebidas como o famoso “golden milk”, pode garantir os mesmos benefícios para a saúde. A chave está em consumir a especiaria com regularidade.
E para melhorar ainda mais a absorção da cúrcuma pelo organismo, Ruth sugere uma dica simples: combiná-la com pimenta-do-reino. "Uma sugestão é combiná-la com pimenta-do-reino, que pode aumentar sua absorção", revela a nutricionista.
Portanto, se você está buscando os benefícios da cúrcuma sem precisar recorrer a suplementos, saiba que incluir a especiaria na alimentação de forma natural pode ser a escolha mais prática e eficiente. Para aqueles que têm necessidades específicas de saúde, a suplementação pode ser indicada, mas sempre sob orientação profissional.