Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

FDA proíbe corante vermelho; veja quais bebidas e lanches serão afetados

Corante é permitido no Brasil para uso em alimentos e bebidas conforme regulamentação da Anvisa

16 jan 2025 - 10h10
(atualizado às 10h12)
Compartilhar
Exibir comentários
Balas de gelatina
Balas de gelatina
Foto: Thomas Rosenau wikimedia commons / Flipar

O FDA (Food and Drug Administration), agência que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, anunciou a proibição do uso do corante sintético Vermelho Nº 3 (eritrosina) em alimentos e medicamentos ingeridos, a partir de janeiro de 2027.

No Brasil, o corante é permitido para uso em alimentos e bebidas, conforme regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no entanto, seu uso é monitorado e regulamentado para assegurar que os níveis presentes nos alimentos não representem riscos à saúde pública. 

A decisão ocorre após uma petição apresentada por organizações de saúde e segurança alimentar, que destacaram os riscos associados à substância, já proibida em cosméticos devido a sua ligação com o desenvolvimento de câncer em animais.

De acordo com o FDA, estudos mostraram que o corante causou câncer em ratos machos submetidos a altas doses. No entanto, a agência destacou que “os níveis de exposição relevantes para humanos são significativamente mais baixos do que aqueles que causaram os efeitos em ratos” e que pesquisas adicionais em humanos e outros animais não apontaram os mesmos danos.

Prazos para adequação

Fabricantes de alimentos que utilizam eritrosina têm até 15 de janeiro de 2027 para ajustar seus produtos. Já os produtores de medicamentos ingeridos, como xaropes e comprimidos, terão até 18 de janeiro de 2028 para remover o corante de suas fórmulas. Além disso, alimentos importados para os Estados Unidos também deverão estar livres do corante a partir de 2027.

O que é o corante vermelho nº 3?

O Vermelho Nº 3 ou eritrosina, é um corante sintético usado para dar uma coloração vermelho-cereja brilhante a alimentos, bebidas e medicamentos. Ele é similar ao Vermelho Nº 40, outro corante amplamente utilizado, mas com propriedades químicas diferentes.

Embora menos comum que outros corantes certificados, o Vermelho Nº 3 ainda está presente em diversos produtos, como balas, bolos, coberturas de confeitaria, sobremesas congeladas, xaropes e até vitaminas mastigáveis.

Produtos afetados

A eritrosina está presente em alimentos populares e itens domésticos, incluindo:

  • Balas 
  • Cerejas em conserva (algumas variedades)
  • Sobremesas congeladas, como picolés e iogurtes
  • Bolos e muffins industrializados
  • Bebidas como leite de morango e refrigerantes
  • Vitaminas mastigáveis e alguns xaropes para tosse

Consumidores devem ficar atentos aos rótulos para identificar a presença do corante. 

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade