Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Guia do óleo de coco: descubra os benefícios do óleo de coco e como inseri-lo na dieta

Nutricionista explica como o óleo de coco pode prevenir doenças, melhorar a saúde do intestino e dá receitas para incluí-lo no dia a dia

5 jun 2024 - 20h38
Compartilhar
Exibir comentários

O coco é uma fruta tipicamente tropical que é rica em gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais. Contendo em sua composição nutrientes como vitamina C, E, B6, folato, magnésio, potássio e manganês, é um ingrediente ótimo para a saúde.

Enquanto as fibras oferecem maior saciedade à refeição e absorção mais lenta dos carboidratos, a presença de ácidos graxos garante que ele seja facilmente digerível, oferecendo energia de forma rápida e saudável ao organismo. Desse modo, a fruta é uma excelente pedida para uma dieta equilibrada.

Extraído do coco, o óleo de coco também é um importante aliado para a saúde. A nutricionista clínica e funcional, Andrea Ferrara, explica que o teor de gordura saturada é semelhante ao do leite humano, ou seja, de fácil digestão, oferece energia imediata e tem efeito positivo sobre o sistema imunológico.

Óleo de coco
Óleo de coco
Foto: AshaSathees Photography/Getty Images

Quais são os benefícios do óleo de coco para a sua saúde?

Em relação à sua composição, além dos muitos nutrientes, mais da metade da gordura do óleo de coco é composta de ácido láurico, que apresenta características únicas como ação antiviral, antibacteriana, antifúngica e antiparasitária. Mas, afinal, é seguro dizer que o óleo de coco pode prevenir doenças? A resposta é: sim.

"O consumo do coco pode prevenir doenças cardiovasculares, pois as gorduras presentes nele podem aumentar os níveis de colesterol HDL (considerado o "colesterol bom") e reduzir os níveis de colesterol LDL (chamado popularmente de "colesterol ruim"). Além disso, por ser rico em potássio, pode auxiliar na regulação da pressão arterial", afirma a nutricionista.

O óleo de coco faz bem para o intestino?

Além disso, o óleo de coco faz bem para o intestino, já que o ácido láurico encontrado no coco possui propriedades antimicrobianas naturais, o que pode ajudar a combater infecções bacterianas, fúngicas e virais - o que também promove a saúde da pele e cabelos.

Quanto ao emagrecimento, "o coco também pode auxiliar na perda de peso, pois, além de ser rico em fibras, auxilia no funcionamento intestinal adequado, estimula o metabolismo e também promove maior sensação de saciedade", destaca Andrea Ferrara.

Como escolher o melhor óleo de coco?

O ideal é que o óleo seja extravirgem e prensado a frio com acidez máxima de 0,5%, para manter suas características e ação funcional, preventiva e imunológica no organismo. Busque essas características no rótulo do produto que vai comprar.

Pode tomar óleo de coco todos os dias?

O óleo de coco pode ser incorporado à sua dieta como parte de uma alimentação balanceada e variada, mas não deve ser sua única fonte de gordura. O ingrediente deve ser consumido em pequenas quantidades, a sugestão da especialista é uma estratégia pré-treino usando uma colher de sopa rasa antes do treino, que pode ser consumida pura ou adicionada a um cafezinho quente para aumentar energia.

Em relação ao horário perfeito para ingeri-lo, a recomendação é avaliar qual o seu grande objetivo com esse consumo. Caso queira um "boost" de energia logo pela manhã, consuma-o assim que acordar, em jejum. Já para quem quer utilizá-lo como fonte de saciedade ao longo do dia, o indicado é tomá-lo ao longo do dia em alguma preparação.

Mas, atenção: ingeri-lo próximo ao horário de dormir pode interferir no sono, uma vez que o óleo de coco aumenta o metabolismo temporariamente.

O que acontece se eu tomar uma colher de óleo de coco puro por dia?

A nutricionista revela que consumir uma colher de sopa de óleo de coco por dia pode ser uma maneira conveniente e eficiente de inseri-lo na dieta. Com esse consumo diário, é possível obter os potenciais benefícios à saúde associados ao óleo, como a melhora do perfil lipídico, a promoção da saciedade e o ganho de energia sustentada.

Como incluir o óleo de coco na dieta?

O óleo de coco é bastante versátil e pode ser consumido sozinho, no pré-treino ou tempero de saladas, ou em preparações doces ou salgadas. Para te ajudar com receitas saudáveis e deliciosas, a nutricionista ensinou o passo a passo para fazer três pratos que levam óleo de coco: uma torta salgada de legumes sem glúten no liquidificador, para quem é do time salgado, e, para os fãs de doces, um brownie rápido com banana e um muffin de chocolate com canela.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade