Hortelã: 4 benefícios inusitados da erva do momento
Conheça os benefícios da hortelã e como utilizá-la da forma correta no preparo de chás, xaropes e até mesmo máscaras capilares
As plantas e ervas são grandes aliadas para a solução de diversos problemas de saúde e também para tratamentos de beleza, principalmente quando a indústria farmacêutica não existia. Os nossos antepassados acreditavam que elas tinham poderes para prevenir e tratar males que afetam o bem-estar físico e mental.
Uma das ervas mais utilizadas é a hortelã, que pode ser aproveitada de diversas formas, contudo, é necessário entender a forma correta de consumi-lá e até mesmo de misturá-la com outros ingredientes, para obter um bom resultado. Veja os quatro benefícios dessa erva e aprenda o jeito correto de utilizá-la.
Sucos
O suco de abacaxi com hortelã além de ser delicioso e refrescante, também pode trazer diversos benefícios para o corpo. A bebida, aliás, pode causar o efeito depurativo, ou seja, ajuda a purificar o organismo, ou também pode trazer o efeito calmante, acrescentando nessa opção a polpa de maracujá e mel.
Suco detox
Ingredientes:
- 3 maçãs sem o miolo picadas
- 3 copos de melão picado
- Hortelã fresca a gosto (Mentha piperina)
Modo de fazer: passe os ingredientes por um processador de alimentos e beba o suco extraído. Caso deseje, pode bater tudo no liquidificador com um pouco de água.
Suco para ansiedade
Ingredientes:
- Polpa pura de 1 maracujá
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de água filtrada
- 3 colheres (sopa) de mel
Modo de fazer: bata, no liquidificador, todos os ingredientes, com exceção do mel, até ficar homogêneo. Em seguida, adicione o mel, misture bem e beba.
Xaropes
A hortelã é bastante utilizada em xaropes caseiros, inclusive, há quem use a erva para dar um up na vida sexual masculina. Além disso, o xarope de hortelã também ajuda com os problemas digestivos, aliviando a queimação no estômago, mal-estar e refluxo. Sempre que optar em fazer um xarope caseiro, é importante optar por utilizar o mel verdadeiro.
Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
- 1 e 1/2 xícara (chá) de mel
- 1 colher (chá) de guaraná em pó
- 1 colher (chá) de ginseng em pó (Panax ginseng)
Modo de fazer: em uma tigela, amasse as folhas de hortelã com o cabo de uma colher. Misture os outros ingredientes, tampe e deixe descansar por 15 horas, em local arejado. Coe e tome 1 colher (sopa) de manhã.
Xarope para azia
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperita)
- 2 colheres (sopa) de folhas e sementes frescas de erva-doce (Foeniculum vulgare)
- 1/2 xícara (chá) de mel
Modo de fazer: coloque a hortelã e a erva-doce num pote e amasse com um pilão ou com o cabo de uma colher até virar uma pasta. Junte o mel, misture e deixe descansar na geladeira durante 6 horas. Coe e tome 1 colher (sopa) a cada 10 horas.
Máscaras capilares
Muitas pessoas não sabem, mas a hortelã também é bastante utilizada para tratamentos de beleza, principalmente para os cabelos. A erva é uma excelente aposta para que precisa controlar a oleosidade dos fios, e pode ser misturada com laranja. Agora quem deseja fortalecer os cabelos que estão fracos também pode optar pela máscara com hortelã com mil-folhas para cabelos quebradiços.
Máscara para os fios oleosos
Ingredientes:
- 1 e 1/2 copo de água
- 1 maço de hortelã
- 3 gotas de laranja
Modo de fazer: no liquidificador, bata a água, a hortelã e as gotas de laranja. Coe e reserve. Umedeça um pedaço de algodão no líquido reservado e aplique em todo o couro cabeludo. Em seguida, lave seus cabelos como de costume e deixe secar naturalmente. Atenção: não tome sol após aplicar essa receita ou qualquer outra com frutas cítricas.
Máscara para fortalecer os fios
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de folhas de hortelã
- 2 colheres (sopa) de folhas de mil-folhas
- 1 litro de água
Modo de fazer: em uma panela, coloque as folhas e amasse bem. Acrescente a água, leve ao fogo e deixe ferver por 5 minutos. Coe, espere amornar e aplique nos cabelos após eles serem lavados.
Chás
Provavelmente alguém já aprendeu uma receita de chá com as avós ou com a mãe, e as opções com hortelã são sempre as mais deliciosas. Os chás dessa erva podem ser usados para diminuir as para dores reumáticas, e também para ajudar contra o mau hálito.
Chá para dores reumáticas
Ingredientes:
- 1 litro de água
- 2 colheres (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
- 3 folhas secas de louro (Laurus nobilis)
Modo de fazer: em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até começar a ferver. Desligue o fogo, acrescente as ervas, tampe e deixe abafado por 5 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.
Chá contra mau hálito
Ingredientes:
- 1/2 litro de água
- 1 colher (sopa) de folhas frescas de hortelã (Mentha piperina)
- 1 maçã picada sem sementes
Modo de fazer: ferva a água por 5 minutos. Adicione as folhas de hortelã e a maçã picada. Ferva por mais 2 minutos, desligue o fogo e deixe descansar até amornar. Beba 2 xícaras (chá) por dia, mastigando a hortelã e a maçã junto com o chá.