Jade Picon leva marmita para o trabalho: 5 opções nutritivas para montar a sua
Nutricionistas ensinam o que levar em conta na hora de montar seu prato
Com uma rotina de gravações intensa em "Travessia", a estreante Jade Picon se organiza com antecedência para passar o dia no trabalho. No último sábado (4), a influenciadora mostrou aos seguidores do Instagram que ia levar uma marmita para os Estúdios Globo.
"Hoje eu gravo tanto, mas tanto. Mas vai dar tudo certo", disse ao mostrar a porção. "Tô aqui preparando meu almoço para eu levar, está tudo na airfryer e o resto está feito", acrescentou.
Jade não detalhou qual era o cardápio do dia, mas pela imagem parecia ser arroz integral e beterraba, o que combina com a rotina fitness da influenciadora. Esses ingredientes são escolhas saudáveis e recomendadas por quem estuda o valor nutritivo das substâncias.
"Pensando nos grupos alimentares para a população geral, [o certo é] procurar uma fonte de carboidratos, uma fonte de proteínas, uma fonte de gordura boa e as porções de legumes e verduras. O ideal é: quanto menos processados esses alimentos, melhores eles são para a nossa saúde", ressalta a nutricionista Thaís Souza em entrevista ao Terra.
A profissional ressalta que a vantagem em levar sua própria comida para o trabalho ou faculdade é a segurança de saber como aquele alimento foi preparado. "Entra o hábito de utilizar temperos mais naturais e evitar os ultraprocessados que acabamos expostos quando vamos comer na rua e sem planejamento. Sabe aquela história de que 'com fome você nunca faz boas escolhas'? A marmita evita isso e você ainda economiza bastante".
Planejamento é o ingrediente básico
Como nem sempre se encontra tempo livre para organizar a rotina, é preciso muito planejamento ou vai parecer mais prático comprar uma "quentinha na rua". Ao pensar nesse perfil de trabalhador, Thais recomenda que se tire um dia para organizar a refeição de toda a semana, sempre equilibrando os nutrientes.
Tem método certo para armazenar a marmita?
Ter um recipiente com tampa de vidro ou plástico livre de bisfenol não é invenção do capitalismo. A nutricionista Nathi Loyola ressalta que é válido investir em uma boa vasilha que possa ir ao microondas.
Ainda usa os modelos de alumínio? Muito cuidado, pois eles podem alterar o sabor do alimento, além de não poderem ser levados ao microondas.
Outra dica de ouro é: após o preparo da marmita, espere esfriar por completo sem tampa. "O vapor da comida quente vai gerar cristais quando você for congelar ou colocar na geladeira, deixando sua comida aguada", alerta Nathi.
Por fim, a nutricionista recomenda que não se misture salada crua com alimento cozido para não azedar a comida. Ou seja, use dois recipientes.
5 exemplos de uma marmita nutritiva:
Adultos saudáveis devem compor seu prato com 1/4 de carboidrato e ¼ de proteína vegetal e animal e completar com legumes. Veja exemplos:
Arroz + feijão + vagem cozida + carne moída + salada alface americana + tomate + cebola
Arroz integral com quinoa + cenoura e chuchu couve refogada + salada de sardinha, tomate, cebola e cheiro-verde
Macarrão integral + molho de tomate + manjericão + frango desfiado + salada de pepino
Purê de abóbora cabotiá + hambúrguer de grão de bico cozido + mix de legumes (abobrinha + beterraba + chuchu + inhame)
Salada de folhas verdes variada + tomate cereja + cenoura baby + milho cozido + croutons + atum ralado