Matcha: 8 benefícios do chá e como tomar corretamente
Entenda o que é, como fazer e o que a bebida pode oferecer de positivo para o organismo
Os benefícios do matcha são inúmeros. Afinal, a folha de chá verde moída possui substâncias termogênicas e antioxidantes, que contribuem diretamente para o bem-estar. Atuando tanto no emagrecimento, quanto na prevenção de doenças em geral. Dessa maneira, detalhamos os 8 principais benefícios do chá. Confira:
Benefícios do matcha
1. Ajuda a emagrecer: seu efeito de termogênese é capaz de acelerar o metabolismo e intensificar o gasto calórico. Sendo assim, é um companheiro perfeito para quem pratica atividades físicas regularmente.
2. Tem ação anti-inflamatória: os polifenóis antioxidantes presentes no matcha ajudam a retardar o envelhecimento. Além disso, combatem a oxidação das células e as inflamações do corpo.
3. Fornece disposição: entre os componentes presentes na bebida está a cafeína. Um ótimo estimulante para dar aquele gás a mais durante o dia.
4. Engana a fome: o antioxidante EGCG (epigalocatequina) presente no matchá, estimula a liberação do hormônio CCK (colecistocinina), responsável por alertar o cérebro que o estômago está cheio.
5. Desincha o corpo: ajuda a reduzir a retenção de líquidos, eliminando as impurezas do organismo.
6. Previne doenças: o antioxidante EGCG (epigalocatequina), do grupo das catequinas, ajuda na prevenção do câncer.
7. Controla colesterol e diabetes: Aumenta os níveis do colesterol bom (HDL) no organismo e, dessa maneira, reduz os níveis do colesterol ruim (LDL). Por conter fibra, ajuda a estabilizar os níveis de glicose no sangue.
8. Alivia o estresse: possui a L-teanina, aminoácido que estimula a atividade cerebral relacionada ao relaxamento. Além disso ajuda a elevar a concentração e até diminui a pressão arterial.
Como tomar corretamente
É comum usarmos o matcha em pó no preparo dos tradicionais chás. No entanto, o pó também pode ser adicionado como ingrediente para fazer pães, bolos, sucos e vitaminas.
Fonte: Sport Life.