Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
AO VIVO
Conclave: siga ao vivo a repercussão da escolha do novo papa

Medida antiobesidade exclui McDonald's e KFC e gera polêmica

Compartilhar

Uma medida enérgica sobre obesidade lançada pelo governo britânico foi criticada na noite da última sexta-feira (23) por não incluir as duas maiores redes de fast-food no Reino Unido - KFC e McDonald's.

Mais de 60% dos adultos britânicos e um terço das crianças entre 10 e 11 anos apresentam sobrepeso ou obesidade. Pensando em reduzir este quadro, o secretário da Saúde, Andrew Lansley, propôs um acordo de responsabilidade aos supermercados e produtores de alimentos para que se comprometam a cortar calorias em alguns de seus produtos, oferecendo opções mais saudáveis.

Redes como Asda, Coca-Cola, Mars, Morrisons, Premier Foods, Subway e Tesco foram lembrados no acordo de responsabilidade proposto pelo secretário, para cortar cinco bilhões de calorias por dia na dieta da nação.

No entanto, gigantes como McDonald's, Burger King, KFC e outros nomes bastante populares não fazem parte do documento. O ativista Charlie Powell, disse que "essas medidas parecem gestos simbólicos". "Essas companhias precisam de um compromisso permanente com a redução de calorias em seus produtos. Nós precisamos legalizar metas atingíveis, não promessas", ressaltou.

Diane Abbott, ministra da saúde pública, engrossou o coro. "A luta contra a epidemia de obesidade não pode esperar dois anos. Nós já temos as crianças mais gordas da Europa". Ela classificou a medida como "totalmente inútil".

Lansley rebateu às críticas dizendo que este é apenas o começo do que pode vir a ser um comprometimento maior da indústria. "É um grande passo na direção certa", observou.

O McDonald's se pronunciou sobre a decisão de boicotar o novo acordo, dizendo que a rede já está comprometida com a causa, a partir de informações calóricas sobre seus produtos expostas no site da empresa, nos menus e nos forros de bandeja. Além disso, eles afirma que alguns itens foram reformulados, como o milkshake, que teve suas gorduras reduzidas.

Já o KFC disse que está envolvido em discussões com o departamento de saúde, e, no ano passado, assumiu o compromisso de divulgar as informações calóricas e de reduzir a gordura trans de seus produtos.

Medida britânica contra a obesidade exclui grandes redes de Fast Food e gera polêmica no Reino Unido
Medida britânica contra a obesidade exclui grandes redes de Fast Food e gera polêmica no Reino Unido
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra