Não retire os fios brancos da tangerina, pois eles possuem diversos benefícios
Os albedos, segundo um artigo da revista Consumer, possuem compostos fenólicos entre 15 e 20 vezes maior que os dos gomos
A tangerina - mexerica, mandarina ou bergamota, como quiser chamar - nos dá inúmeros benefícios quando consumida. Eles variam entre vitamina C, hidratação, fortalecimento do sistema imunológico, redução do colesterol ruim e da pressão arterial e até o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. A fruta, composta por 85% de água tem apenas 35 calorias a cada 100 gramas, e uma quantidade considerável de vitamina A e B, potássio, magnésio, ácido cítrico e oxálico.
Mas algumas pessoas, quando vão ingeri-la, tiram uma das partes mais benéficas, que é aquele fiozinho branco entre os gomos. Apesar de parecerem desnecessários, eles possuem alta quantidade de fibra e compostos bioativos. Sendo assim, vamos conferir alguns pontos positivos que nosso corpo ganha quando os consumimos.
Benefícios dos fios da tangerina
Primeiramente, a título de curiosidade, os fios da tangerina são também chamados de albedo. Segundo um artigo da revista 'Consumer', eles possuem compostos fenólicos entre 15 e 20 vezes maior que os dos gomos. Ademais, contêm flavonoides que ajudam a proteger as células dos danos oxidativos e a reduzir risco de doenças crônicas. Os compostos também ajudam a melhorar a aparência da pele e a saúde das articulações, além de fortalecer o sistema imunológico.
Geleia com cascas de tangerina
Por fim, além da polpa saborosa, a casca desta fruta também pode ser aproveitada no preparo de receitas, especialmente de geleias. Em um vídeo publicado em seu canal no YouTube, Fernando Couto ensinou como fazer geleia com as cascas da tangerina.
Ingredientes
- 3 xícaras de casca de tangerina
- 200 ml de suco de tangerina
- 1 limão
- 2 cravos
- 1 pedaço de canela em pau
- 2 xícaras de açúcar
- 200 ml de água para usar aos poucos
Preparo
Corte as cascas da tangerina em pedaços pequenos. Deixe-as de molho na água por três dias. Coloque as cascas em uma panela sem a água. Despeje uma nova água até cobrir tudo. Acrescente a canela e o cravo. Ferva a mistura e, quando atingir o ponto de ebulição, retire a água - repita este processo três vezes.
Novamente, na panela, coloque as cascas, meio limão e o açúcar. Deixe cozinhando em fogo baixo. Comece a mexer sem parar quando agarrar no fundo. Vá acrescentando um pouco de água, à medida que a geleia for secando. Quando a água reduzir, desligue o fogo e coloque a outra metade do limão. Deixe a geleia descansar por um dia e transfira para um pote.