Nutróloga ensina o que fazer depois de exagerar no fim de semana
Médica revela o que o corpo precisa para se recuperar após exagerar nos pratos e bebidas alcoólicas durante o fim de semana
Durante os fins de semana é comum dar uma escapada da dieta, seja comendo fora ou pedindo um prato por delivery. Esses dias também são uma oportunidade para confraternizar com os amigos e a família, o que pode envolver o consumo de álcool, muitas vezes em excesso. Aliás, momentos como esses são completamente naturais, mas o problema está no exagero.
O que fazer depois de exagerar na comida e bebida
De acordo com a Dra. Amanda Marçal, médica nutróloga, a primeira coisa a se fazer após um excesso alimentar é adotar uma alimentação saudável. Isto é, evitar tudo que é industrializado e processado, além de frituras e alimentos com corantes e conservantes. Além disso, também é importante evitar o excesso de cafeína.
"Lembre de tomar bastante água, no mínimo 40 ml por quilo, pois precisamos auxiliar o fígado no processo de eliminação de toxinas. Nesse caso, podemos utilizar alguns chás - como dente de leão, cavalinha e chá verde, por exemplo - como também alguns suplementos como o NAC, Silimarina e a Colina", diz a profissional.
Já no caso de abuso de álcool, é preciso ter atenção. Isso porque a bebida alcoólica é muito tóxica para o fígado, e elimina algumas vitaminas e minerais do nosso corpo. Sucos artificiais e refrigerantes, por outro lado, contém substâncias que vão intoxicar o corpo, alerta Amanda.
"Assim como com o exagero alimentar, precisamos dar suporte ao fígado com uma boa hidratação, alimentos saudáveis, chás e suplementos que protegem o órgão. E, no caso do excesso de álcool, vale até uma suplementação extra de vitaminas e minerais", diz a médica.
Outros hábitos que ajudam a desintoxicar o corpo
Além dessas medidas, outros hábitos podem te ajudar após exagerar no final de semana. A nutróloga faz algumas recomendações:
- Exercício físico: pois o suor é uma forma de eliminar toxinas e queimar aquelas calorias extras;
- Jejum intermitente: é uma excelente estratégia para o detox, pois além de reduzir as calorias, o jejum atua sinalizando enzimas hepáticas para desintoxicar o corpo;
- Respeitar o sono: afinal, é durante o sono que o corpo pausa para fazer os reparos do corpo e a eliminação de toxinas;
- Alimentação low carb: uma alimentação com baixo carboidrato é importante já que o excesso de álcool e comida se transformam em açúcar no organismo, levando ao ganho de peso.
"A melhor forma de poder usufruir desses momentos sem consequências danosas é o equilíbrio. Isso é, saber comer e beber sem exageros e fazer boas escolhas", destaca Amanda Marçal.