Oprah engorda e expõe seu nutricionista
Já faz mais de 10 anos, mas Oprah Winfrey ainda brinca sobre a vez que seu guru da boa forma lhe negou uma única taça de champanhe de celebração. "Foram os Emmys," lembrou Winfrey, segunda-feira em uma transmissão pela Internet, sua voz com traços de ressentimento. "Tinha acabado de conquistar o prêmio de uma vida".
» Chat: tecle sobre o assunto
"Você tinha acabado de assinar um contrato comigo, sem álcool," revidou seu treinador, Bob Greene, que supervisiona a dieta e os exercícios da apresentadora desde 1992. "E você disse: 'não dá para sair dessa?'"
Aparentemente, Greene batia no ponto de se honrar compromissos consigo próprio. Mas com as últimas notícias - e a tensão aparente entre os dois -é difícil não ouvir uma mensagem mais profunda: não é minha culpa.
Essas notícias, naturalmente, envolvem o recente ganho de peso de Winfrey. Ela começou 2009 anunciando ter embarcado no trem do exagero, passando dos 90 kg mais uma vez.
"Não acredito que ainda estou falando sobre peso," disse Winfrey à platéia de seu programa em 5 de janeiro. Ela não era a única com a reputação em jogo. Enquanto Winfrey fazia seu anúncio, o novo livro de dieta de Greene, "The Best Life Diet Cookbook", e a segunda edição de seu sucesso de vendas anterior, "The Best Life Diet", chegavam às prateleiras.
Greene agora tenta promover seus livros de dieta, enquanto o mundo se espanta com o peso que sua célebre cliente ganhou. Não é exatamente o paraíso sonhado por um autor ou sua editora, Simon & Schuster.
Mas como discípulo leal de Oprah, Greene não está reclamando. "Não me chateia nem um pouco," disse em entrevista telefônica de um hotel de Chicago pouco antes de seu programa na web de segunda-feira. "Todos sabem que ela segue meu plano, quando não segue, engorda. É a única coisa que funciona para ela," disse Greene, que apostou boa parte de sua reputação profissional na cintura da estrela.
Seu império inclui não apenas livros de dieta e vídeos de exercícios, mas uma série de acordos com produtos alimentícios, como Lean Cuisine, Slim-Fast, Hellmann's e Hershey's.
Existe, claro, uma forma mais oportunista de se encarar a situação. Quanto mais o peso de Winfrey se torna um assunto ¿ bom ou mau ¿ de conversas, mais atenção a mídia dá a Greene. Isso não lhe passou despercebido.
"É algo muito positivo para mim," disse, "e as vendas do livro não estão caindo." Pelo menos, a luta de Winfrey com sua dieta parece aproximá-la de suas fãs, que tendem a se identificar com seu problema.
Além disso, uma pequena controvérsia raramente prejudica as vendas de um autor, disse Diana Banister, sócia da Shirley & Banister, uma firma de relações públicas em Alexandria, Virgínia, que representa escritores. "Se ele fez sua pesquisa e acredita em seu livro, não há razão para não usar a situação em seu benefício," disse.
Tradução: Amy Traduções
