Para fazer no frio: receita e benefícios do mingau de aveia proteico
O mingau de aveia proteico leva whey, proporciona saúde e é uma boa pedida para os dias frios do inverno. Saiba como fazer o seu
Com a chegada do inverno, é hora de preparar refeições quentinhas, que ajudam a encarar os dias mais frios. O mingau de aveia proteico é uma das opções mais indicadas, especialmente para quem não quer sair da dieta. Isso porque o prato é prático e rápido, além de saudável e bastante saboroso. Confira a seguir como fazer o seu!
Receita de mingau de aveia proteico
Ingredientes:
- 200ml de leite de amêndoas ou de coco;
- 2 colheres de sopa (30g) de aveia;
- 1 banana madura;
- 1/2 dose de whey protein sabor chocolate.
Modo de preparo:
- Misture o leite com a aveia e leve ao microondas por 1 minuto;
- Em seguida, adicione o whey e meia banana amassada;
- Na hora de servir, pique o restante da banana e coloque por cima do mingau;
- A adição de outras frutas, canela e amêndoas é opcional e totalmente saudável.
"Este mingau é recomendado para ser consumido no café da manhã ou no lanche da tarde, pois aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, prepara o organismo para um sono tranquilo à noite, uma vez que a serotonina se transforma em melatonina, o hormônio do sono", explica a nutricionista Laís Murta.
5 benefícios da aveia para a saúde
Vale lembrar que a aveia é rica em fibras, o que melhora o controle da glicemia e do colesterol, evitando doenças graves como diabetes e obesidade.
"A aveia é rica em carboidratos complexos que aumentam a formação de ácidos graxos de cadeia curta no intestino, que são substâncias importantes para modular a imunidade, manter a saúde das células do intestino (enterócito) e controlar processos inflamatórios", acrescenta Laís.
Para a também nutricionista Talitta Maciel, a aveia é o alimento campeão quando o assunto é café da manhã e lanche rápido. A especialista destacou alguns benefícios específicos:
1 - Previne diabetes
Rica em fibras e com baixo índice glicêmico, a aveia ajuda a prevenir a diabetes. Além disso, ela também pode ser uma excelente aliada das pessoas que já possuem a doença. "As fibras se unem ao açúcar dos alimentos, controlando a sua liberação no sangue. Isso evita os picos de glicose, além de beneficiar a digestão do amido", explica Talitta.
2 - Melhora a disposição
Ao contrário de outros carboidratos simples, como massas e pães, por exemplo, a aveia é absorvida lentamente pelo organismo. Essa digestão gradativa fornece uma energia constante e mais duradoura para a realização de tarefas diárias, bem como atividades físicas. Segundo a nutricionista, a vitamina B, presente no alimento, também aumenta a sensação de disposição.
3 - Ajuda a emagrecer
Todas essas características (abundância de fibras e alto índice glicêmico) também favorecem a perda de peso. Isso porque, como a aveia é absorvida de maneira mais lenta pelo organismo, além de evitar picos de glicose no sangue e aumentar a disposição, ela também eleva a sensação de saciedade e evita que você sinta vontade de furar a dieta.
4 - Combate o intestino preso
Segundo Talitta, a betaglucana (fibra solúvel presente na aveia) é responsável por formar uma espécie de camada viscosa no sistema digestivo e regularizar o trânsito intestinal. Já as fibras insolúveis, têm a função de aumentar o volume do bolo fecal. Fator que também facilita o funcionamento do intestino.
5 - Evita o colesterol ruim
As fibras solúveis, de acordo com a nutricionista, também desempenham importante papel no controle do colesterol. Além de facilitar o trânsito intestinal, a camada viscosa ainda reduz a absorção de colesterol dos outros alimentos ingeridos. Mais uma boa notícia: a aveia é um dos grãos mais ricos nesse tipo de fibra.