Pó de guaraná: para que serve, como tomar e riscos
Saiba tudo sobre o pó de guaraná. Entenda seus benefícios, a quantidade recomendada e os riscos de consumi-lo em excesso.
O pó de guaraná é extraído da semente do guaraná, com aroma pouco perceptível e sabor ligeiramente adstringente e amargo. Ele proporciona uma série de benefícios, como melhora no desempenho físico e concentração, alívio de dores de cabeça e controle dos níveis de colesterol e do açúcar no sangue.
Esta semente apresenta grande quantidade de amido, cerca de 60% da semente seca, taninos, metilxantinas — especialmente a cafeína, teobromina e teofilina, além de diversos compostos bioativos, como os flavonóides.
Em relação aos sais minerais, apresenta fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, assim como vitamina A (importante para a saúde ocular) e vitamina B1 (nutriente envolvido no metabolismo energético).
O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó, obtido a partir das sementes secas, torradas e depois moídas, e na forma de xarope, amplamente consumido em bebidas, muito embora apresente quantidade bem inferior do extrato de sementes de guaraná em sua composição.
Para que serve o pó de guaraná
...
Veja também
Colesterol alto: sintomas, o que comer e o que fazer
Café ou energético: qual das bebidas dá mais energia de forma saudável?
Criança pode tomar energético? Entenda os riscos!
Você pensa que energético é água? Mitos e verdades da bebida