Processado e ultraprocessados: entenda a diferença e melhore a sua alimentação
Um simples detalhe que é fundamental para começar a mudança para uma vida mais saudável
Quando o assunto é melhorar a qualidade da nossa alimentação muitas vezes ficamos perdidos sem entender a real diferença entre os alimentos. Para isso, saber o que é um "processado" e um "ultraprocessado" é fundamental para começar essa mudança.
Os alimentos "processados", são aqueles que sofrem algum tipo de manipulação, mas que ainda sim possuem suas reais características. Vou usar o presunto como exemplo. O Royale é basicamente o pernil de porco, sem osso, super temperado e cozido. Sua pele e gordura são mantidos e quando fatiado é possivel ver os veios da carne. Nessa etapa, temperos e alguns conservantes são inlcluidos no alimento. Geralmente são substâncias já encontradas na comida. Outro item processado é o milho em lata, ele é cozido em água e sal e depois armazenado em uma lata. Esse alimento foi meramente processado.
Já os alimentos "ultraprocessados" são aqueles que são vistos como vilões em nossa alimentação, possuem altos níveis de conservantes, corantes e gorduras que não fazem bem à saúde. O presunto cozido é um exemplo, feito a base de restos de carne, corante e conservantes. O alimento deixa de possuir o formato original e passar a virar um bloco consistente para ser fatiado.
Buscar o equilíbrio na alimentação é um verdadeiro desafio diário, evitar o consumo de refrigerantes e sucos de caixinha, optar por "desembalar" menos os alimentos e descascar mais é um ótimo caminho para comer com saúde.