Psyllium: o que é, benefícios e como consumir
Entenda para que serve psyllium no emagrecimento, controle do colesterol, melhora do trânsito intestinal e controle da glicemia.
Psyllium é originário de um arbusto (Plantago ovata) e extraído da casca de suas sementes. Por seu alto teor de fibra solúvel e mucilagem possui uma infinidade de benefícios para a saúde, e provou ser eficaz no tratamento da síndrome do intestino irritável, constipação, diabetes, colesterol alto, obesidade, câncer de cólon, colite e aterosclerose, entre várias outras condições de saúde.
Conheça os nutrientes do psyllium
O psyllium é rico em fibras. Cada 100 gramas dele fornecem 80 gramas de fibra solúvel. O psyllium é higroscópico, ou seja, absorve água.
Ele aumenta muito de volume em contato com líquidos, se expande e forma uma massa gelatinosa no intestino. Esse gel volumoso limpa a parede intestinal, transporta toxinas e resíduos através do cólon e tem um excelente efeito laxante, sem causar diarreia ou dores abdominais.
A fibra esponjosa reduz o apetite, melhora a digestão e desintoxica o corpo. Ele é pobre em outros nutrientes e contém apenas uma pequena quantidade de cálcio e ferro, e é isento de gordura e proteína.
Leia mais: Médico revela interior chocante de intestino de paciente viciada em laxantes e explica aparência
Benefícios do psyllium: quais são?
Ajuda a controlar a glicemia: A fibra solúvel presente no psyllium ajuda a reduzir a velocidade com que carboidratos são absorvidos após a ingestão, o que permite o controle do nível de açúcar no sangue.
...
Veja também
Psyllium: o que é, benefícios e como consumir
Por que a spirulina brasileira pode ser a melhor do mundo
Gel de carboidrato: para que serve e por que corredores usam esse suplemento?