Qual é a principal diferença entre a melancia tradicional e a amarela?
Coloração ocorre naturalmente por meio do cruzamento entre variedades da fruta que possuem menor concentração de licopeno
A melancia amarela é menos comum que a vermelha e gera algumas dúvidas sobre sua coloração. Ela é geneticamente modificada? Eliana Teixeira, médica pós-graduada em endocrinologia e nutrologia, explica que sua coloração ocorre naturalmente por meio do cruzamento entre variedades da fruta que possuem menor concentração de licopeno -responsável pela cor vermelha - e maior presença de carotenoides, como o betacaroteno e a luteína, pigmentos também encontrados em cenouras e mangas.
Qual a principal diferença entre a melancia tradicional e a melancia amarela?
"A principal diferença está na composição de antioxidantes. A melancia vermelha é rica em licopeno, um carotenoide associado à saúde cardiovascular e à prevenção de certos tipos de câncer. Já a melancia amarela possui maior concentração de luteína e betacaroteno, pigmentos com ação antioxidante que também auxiliam na proteção da pele e da visão", explica a especialista.
Ambas são saudáveis, com perfis nutricionais semelhantes, mas com compostos bioativos distintos. "O sabor da melancia amarela é frequentemente descrito como mais doce e suave do que o da melancia vermelha, o que pode torná-la mais agradável ao paladar de algumas pessoas", conta.
No entanto, a médica diz que essa percepção depende de fatores individuais, como preferências pessoais e maturação da fruta. "Não se pode afirmar objetivamente que ela é mais saborosa, mas sim que oferece um perfil de sabor diferente".
Melancia amarela é baixa em calorias
A melancia amarela é uma fruta segura, rica em água, baixa em calorias e com bons níveis de antioxidantes naturais. "Assim como a melancia vermelha, ela pode ser incluída em uma alimentação saudável, contribuindo para a hidratação e para a ingestão de compostos bioativos benéficos ao organismo", conclui a especialista.