Quantas xícaras de café podemos tomar por dia? Nutricionista responde
O Dia Mundial do Café é celebrado nesta segunda-feira, 14 de abril. A bebida é uma das mais populares do mundo, apreciada por seu sabor e capacidade de aumentar o estado de alerta. No entanto, o consumo excessivo de café pode levar a efeitos colaterais indesejados.
Segundo Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP, a quantidade segura de cafeína para um adulto saudável com cerca de 70 kg é de 300 a 400 miligramas por dia, o que equivale aproximadamente a quatro xícaras de café coado.
"É importante estar atento ao tipo de café consumido: o café expresso contém cerca de três vezes mais cafeína que o café coado, o que significa que a mesma quantidade pode ter um efeito muito mais intenso no organismo", alerta.
Além disso, o ideal é que o consumo de café seja evitado após as 14h ou, no máximo, até 6 horas antes de dormir, porque a cafeína pode permanecer ativa no organismo por um longo período, com uma meia-vida de 4 a 6 horas.
A nutricionista Vanessa Furstenberger destaca que o café, quando consumido com moderação, pode trazer vários benefícios:
- Melhora da atenção e concentração.
- Redução do risco de doenças como Parkinson, Alzheimer e diabetes tipo 2.
- Fonte de antioxidantes, que combatem os radicais livres e protegem a saúde.
- Estímulo ao metabolismo, o que pode ajudar na queima de gordura.
- Possível proteção contra algumas doenças do fígado.
"O café também pode estimular a liberação de neurotransmissores como dopamina e serotonina, ajudando a reduzir sintomas de ansiedade leve e promovendo sensação de bem-estar. Estudos também sugerem que o consumo moderado de café pode estar associado à redução do risco de doenças cardíacas", complementa Amanda.
Riscos do consumo excessivo de café
Se com moderação, o café oferece benefícios, o consumo excessivo de cafeína pode trazer diversos efeitos colaterais, como arritmia cardíaca, agitação e nervosismo, irritabilidade e insônia, atua na digestão e até previne doenças cardiovasculares.
"Em gestantes, o cuidado deve ser redobrado. O consumo acima da quantidade segura pode prejudicar o desenvolvimento do feto, incluindo atrasos na formação cerebral e outros possíveis impactos no sistema nervoso do bebê. Por isso, mesmo sendo uma bebida amplamente consumida, o café deve ser ingerido com moderação e atenção ao seu tipo e quantidade", conclui a especialista.