Sai, gripe! Cinco alimentos para turbinar sua imunidade no frio
Uma alimentação balanceada pode ajudar a imunidade e prevenir o aparecimento de doenças respiratórias e infecções virais
Os casos de gripe e infecções respiratórias costumam aumentar bastante em períodos de tempo frio. Isso porque, com temperaturas mais baixas, o ar mais seco e os locais mais fechados, o ambiente se torna perfeito para a circulação dos vírus.
Por isso, torna-se essencial manter o bom funcionamento do sistema imunológico, e uma das formas de fazer isso é tendo uma boa alimentação. Assim, com a ajuda da nutricionista Cyntia Maureen, separamos cinco alimentos que podem melhorar a imunidade e te ajudar a evitar e combater infecções.
Frutas cítricas
Laranja, kiwi, limão, tangerina, entre outras frutas cítricas são ótimas para a imunidade, pois são ricas em vitamina C. "A laranja ainda contribui no retardo do envelhecimento e prevenção da anemia, podendo ser consumida in natura ou até mesmo em sucos e geleias", diz Cyntia.
Aveia
Fonte de fibras, a aveia também fortalece a imunidade. Além disso, ela também é rica em zinco, cobre, ferro, cálcio e magnésio, substâncias que trabalham na defesa do organismo. "É válido preparar os famosos bowls de frutas para uma refeição completa logo ao acordar", sugere a nutricionista para quem quiser adicionar a aveia ao seu dia a dia.
Mel com própolis
Essa é uma dupla poderosa! O mel, que sozinho já é ótimo por ter características antimicrobianas, que atuam positivamente nas vias respiratórias, ao se juntar ao própolis é capaz de evitar infecções e inflamações. "O melhor do mel com própolis está em sua praticidade: vendido em pequenas embalagens, eles podem ser facilmente transportados para a rua, escola e trabalho", comenta a especialista.
Castanha-do-Pará
Fonte de vitamina E, cálcio e magnésio, a castanha-do-pará também é ideal para o fortalecimento do sistema imunológico. E, segundo Cyntia, um pacote desse alimento ainda tem a vantagem de render muito. "Sua dose diária recomendada é entre uma e duas unidades. Ou seja, um pequeno pacote chega a durar uma semana em ambientes arejados", explica.
Caldos e sopas quentes
Isso mesmo! Sua avó sempre teve razão quando te dava aquela sopinha à noite para melhorar os sintomas da gripe. Isso porque a temperatura desse alimento aumenta o fluxo de secreções nasais e contribui para o bem-estar de quem já está infectado.
"Abóbora com gengibre, feijão e o famoso caldo verde são ótimas opções de receitas para aqueles que estão se sentindo indispostos", diz Cyntia. Além disso, ela recomenda caprichar no alho na hora do preparo, pois o tempero é rico em vitamina A e C, que vão favorecer o funcionamento do sistema imunológico.
Fonte: SportLife