Sálvia: conheça propriedades poderosas que vão muito além do tempero
A gastronomia está repleta de temperos que ajudam a realçar sabores e trazer aquilo que faltava em um prato. Manjericão, orégano, hortelã, tomilho e sálvia são alguns exemplos. No entanto, muito além do toque diferenciado no prato, alguns deles têm propriedades medicinais e aromáticas. Este é o caso da sálvia!
O uso mais conhecido da sálvia é na comida. Mas a planta também é muito popular na indústria de cosméticos e também tem bom uso em bebidas como chás. Isso acontece devido aos seus inúmeros benefícios, que vão desde ações terapêuticas a anti-inflamatórias.
Como temperar com sálvia
Primeiramente, vamos falar mais sobre a sálvia como tempero? Ela tem um sabor bem forte, então preste atenção para não exagerar na hora de temperar sua comida! Porém, isso também é um ponto positivo da planta, já que ela dá aquele toque especial à qualquer prato.
Combina bem com saladas, massas e carnes brancas, além de peixes. Ou seja, o tempero harmoniza com receitas mais leves e pode ser usada tanto no preparo quanto para finalizar os pratos. Ah, e o sabor potente deve reduzir a quantidade de sal usada na refeição!
Benefícios da sálvia
A planta conta com vitaminas do tipo A, C e E, além de minerais como magnésio, ferro e cálcio. Devido a algumas de suas substâncias, estudos vêm associando o seu consumo a diversos benefícios à saúde.
Os flavonoides presentes na planta, por exemplo, ajudam a equilibrar o sistema hormonal, ajudando no tratamento da TPM e da menopausa. Ademais, eles também possuem potencial antimicrobiano e antifúngico. Pois é, a sálvia pode te ajudar a combater infecções bucais e de garganta, assim como inflamações cutâneas leves!
Quanto aos taninos, seus efeitos anti-inflamatórios e adstringentes potencializa a cicatrização de feridas. Além disso, a planta soma ações antioxidantes que atuam na imunidade, prevenindo resfriados. Por último, o consumo também é bom para quem sofre com o intestino. Afinal, a planta pode reduzir dores leves no estômago, náusea e queimação.
Planta medicinal e terapêutica
Devido a estes vários benefícios, a sálvia é muito consumida em todo o mundo. Uma das formas mais populares é o chá, mas os sucos detox também vêm ganhando espaço nos últimos tempos. Para preparar seu chá de sálvia, basta deixar três folhas frescas de sálvia em infusão em 250 ml de água por cinco minutos. Aproveite em seguida!
Por fim, a planta ainda possui outro lado. Originária da região mediterrânea, a sálvia é extremamente aromática e possui propriedades terapêuticas. É por isso que ela é transformada em óleos essenciais e usada para diversos tratamentos na aromaterapia, incluindo ansiedade, estresse e até mesmo indigestão.