Site esclarece 5 mitos sobre a dieta sem glúten; entenda
O site da ABC News perguntou a especialistas se tirar o glúten da dieta faz bem; veja o que elas responderam
Uma dieta sem glúten já foi limitada a quem tem intolerância à substância, mas hoje muitos aderem ao hábito para cuidar da saúde. No entanto, será que todas essas pessoas sabem o que isso significa? Talvez nem todas saibam o que é o glúten: uma mistura de proteínas encontrada no trigo, cevada e aveia. Fica a primeira dica.
O site da ABC News listou 5 mitos sobre o glúten para quem sempre teve dúvidas mas tinha vergonha de perguntar.
Glúten engorda
Segundo a nutricionista Kristen Kirkpatrick, da Clínica Cleveland, o mito mais comum é achar que cortar o glúten é sinônimo de emagrecimento. "Ele não engorda. Calorias engordam, tanto se vierem do arroz integral, que não tem glúten, como se for ingerida em pão branco", disse.
Na verdade, pães sem glúten podem conter até mais calorias do que o pão normal. "Comidas sem glúten podem conter mais açúcar ou calorias para ajudar no sabor, para compensar a falta do glúten", disse Kelly Thomsen, do Vanderbilt University Medical Center.
O que pode acontecer é de as pessoas que desejam cortar o glúten da dieta começarem a ler mais as embalagens e rótulos, escolhendo melhor o que consomem.
Glúten não deve fazer parte de "dietas limpas"
Não existe definição para essa expressão, o que seria uma "dieta limpa". O mais perto que se pode inferir é consumir o máximo de alimentos naturais.
Por isso, uma dieta limpa pode conter glúten ou não. "Existe péssimas dietas sem glúten, assim como péssimas dietas vegetarianas", disse Kristen.
Só lembrando: batatas-fritas não contêm glúten e são vegetarianas,
Glúten faz mal
Kelly Thompsen diz que as pessoas vivem dizendo que querem diminuir a quantidade de glúten que ingerem, mas que isso é uma escolha ineficaz (e cara) para quem não tem intolerância. "Não há nada ruim com o glúten", disse.
O glúten sozinho não traz muitos benefícios, mas ele é encontrado em alimentos, como grãos inteiros, que trazem mais fibra e muitas vitaminas B, zinco e ferro. Por isso, cortar esses alimentos pode levar a uma ineficiência de nutrientes.
Por isso os celíacos precisam de acompanhamento especializado para não faltar nada em sua dieta.
Você não pode ingerir glúten
As pessoas com intolerâncias a glúten são os celíacos, e são minoria da população.
Quando um celíaco ingere a proteína, isso afeta o intestino, impedindo que ele absorva nutrientes da comida. A doença afeta cerca de 1% da população e pode ser diagnosticada com um exame de sangue.
Os sintomas podem variar de fadiga a diarreia, até problemas de fertilidade e dores nas juntas. O único "remédio" é uma dieta sem glúten.
Se você acha que tem intolerância, não pare de comer glúten antes de ver um médico, alerta Kelly Thompsen. Isso pode levar a um diagnóstico falso-positivo.
Glúten dá câncer
Para a maioria da população, isso é completamente falso. A ingestão de glúten não aumenta os riscos de desenvolvimento de câncer.
No entanto, segundo Kelly Thompson, complicações a longo prazo de quem tem a doença celíaca podem incluir câncer no intestino.