Sua carne pode ter sido recongelada no mercado; veja os sinais
Engenheiro de alimentos explica que essa prática, além de alterar a textura e o sabor da carne, pode representar risco à saúde
Ao fazer as compras no supermercado, a escolha da carne é um momento importante para garantir a qualidade e a segurança dos alimentos que chegam à mesa. Mas como saber se aquela peça de carne que você está levando para casa já foi descongelada e congelada novamente? Essa prática, além de alterar a textura e o sabor da carne, pode representar risco à saúde.
O engenheiro de alimentos Augusto Ichisato alerta sobre os principais sinais de que a carne já passou por esse processo e é melhor evitar comprá-la!
Cristais de gelo excessivos: A formação de cristais de gelo em grandes quantidades e em locais inusitados da embalagem indica que a carne já foi descongelada e congelada novamente. Isso ocorre porque, ao ser congelada pela segunda vez, a água presente nos tecidos se reorganiza de forma diferente, formando cristais maiores.
Acúmulo excessivo de líquido: A presença de grande quantidade de líquido na embalagem é outro indicativo de que a carne já passou por um ciclo de descongelamento. Esse líquido é resultado do degelo dos cristais de gelo e pode ser um meio de cultura para bactérias.
Por que isso é um problema?
O descongelamento e congelamento repetidos da carne podem levar à:alteração da textura, perda de nutrientes e proliferação de bactérias. As mudanças de temperatura facilitam a multiplicação de bactérias, aumentando o risco de contaminações e doenças alimentares.
"Sempre prefira carnes de freezers com temperaturas constantes", orienta o profissional.