Todo mundo precisa cortar lactose? Veja qual é o melhor leite para você
Alimento tem importante valor nutricional, mas existem alternativas
O leite é um alimento nutritivo, mas pode haver intolerância ou alergia ao leite de vaca que são distinguidas por sintomas como vômito, diarreia ou desconforto intestinal. Alternativas existem para cada necessidade nutricional.
O leite é um dos alimentos mais comuns no mundo. E além do alimento em sua forma inalterada, existem diversos derivados, como iogurte, queijos e ricota, que podem ser importantes para a dieta. Cortar o leite de uma vez nem sempre é a melhor opção, mesmo quando há sintomas de intolerância à lactose.
Especialistas recomendam que a ingestão de leite deve acontecer, com base em como cada corpo reage à bebida, como explica o nutricionista especializado em bioquímica celular, Felipe França. "Nem todo mundo precisa parar de tomar leite de vaca porque a tolerância e a resposta ao consumo de laticínios variam de pessoa para pessoa", diz.
Já para quem não apresenta sintomas de intolerância ou alergia, o consumo moderado de laticínios pode fazer parte de uma dieta equilibrada, segundo o especialista.
Intolerância ou alergia?
É importante entender a diferença entre as duas condições. A intolerância à lactose se refere à incapacidade de digerir lactose, devido à deficiência ou ausência da enzima lactase, que geralmente leva a desconfortos gastrointestinais. A condição geralmente vem acompanhada de sintomas como barriga inchada, gases, dor de cabeça e cansaço excessivo, após comer.
Já a alergia ao leite de vaca se refere à reação do organismo à proteína do leite e pode desencadear uma resposta imunológica adversa. Os principais sintomas da alergia são vômito, diarreia e sangue nas fezes.
Leite de vaca é nutritivo?
O leite de vaca é um alimento extremamente nutritivo. Contém proteínas, cálcio e magnésio. E a lactose é o açúcar que está no leite. Ao longo das nossas vidas, a enzima que digere a lactose, chamada de lactase, passa por uma mudança genética e o açúcar já não é mais tão absorvido pelo intestino como antes, o que contribui para a produção de gases. O impacto é que algumas pessoas sentem mais os efeitos da intolerância à lactose.
Por isso é importante passar por consultas médicas para, primeiro, entender o que está acontecendo no corpo e em que grau a condição afeta o organismo. Dessa maneira é possível saber, com segurança: se o leite de vaca pode ser ingerido. Existem alternativas, caso o organismo não possa ingerir lactose. "A melhor opção de leite para cada pessoa depende de fatores como intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca, preferências dietéticas e necessidades nutricionais individuais. Existem várias alternativas ao leite de vaca, como leite de soja, leite de amêndoa, leite de coco, leite de aveia, entre outros", explica o nutricionista.