TPM e vontade de comer doces: qual é a relação?
Entenda como as alterações hormonais impactam no apetite
Durante o seu período menstrual, você tem aquela vontade excessiva de comer guloseimas, doces e chocolate? Considerado um sintoma da TPM (tensão pré-menstrual), esse desejo intenso de doce pode começar uma ou duas semanas antes da menstruação e possivelmente é gerado por conta de alterações hormonais.
De acordo com a Dra. Flávia do Vale, ginecologista e coordenadora do serviço de obstetrícia do Hospital Icaraí, as mudanças nos níveis de hormônios como o estrogênio e a progesterona podem provocar desejos por alimentos ricos em carboidratos e doces antes da menstruação.
"Essas mudanças podem causar uma queda nos níveis de açúcar no sangue, o que faz com que o cérebro envie sinais para reabastecer o açúcar e, por isso, ocorrem os desejos", acrescenta a médica.
Além disso, no momento que antecede a menstruação, os níveis de serotonina, substância química que tem ligação com a sensação de bem-estar, também tendem a cair, o que representa outro fator para o surgimento da vontade de comer doce.
"Geralmente, as mulheres que sofrem com a TPM têm serotonina mais baixa do que o ideal. Esses níveis baixos podem causar desejos de açúcar e carboidratos, porque a insulina é necessária para 'desviar' a serotonina do intestino (onde é produzida) para o cérebro", detalha a especialista.
E como lidar com esses desejos do período? A ginecologista dá algumas dicas. Confira:
Escolha carboidratos complexos
Para manter os níveis de açúcar no sangue adequados e aliviar as mudanças de humor, priorize o consumo de alimentos ricos em fibras, como pão integral, macarrão e cereais.
Vale ressaltar que produtos integrais são fontes de tiamina e riboflavina, vitaminas do complexo B essenciais para combater a tensão pré-menstrual.
Faça refeições pequenas
Outra solução para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e para controlar os desejos é fazer refeições menores e mais frequentes.
"Tente comer seis pequenas refeições por dia em vez de três grandes. Ou coma um pouco menos nas três refeições e acrescente três lanches leves", sugere a Dra. Flávia.
Aumente seu magnésio
Inclua no seu cardápio alimentos como vegetais de folhas verdes, legumes, castanha de caju, amêndoas, manteiga de amendoim, sementes e grãos integrais.
Movimente-se
Sabia que a atividade física é importante para a liberação de serotonina? Por esse motivo, ela é uma boa alternativa para quem busca reduzir os desejos e outros sintomas relacionados ao período menstrual, por exemplo, a fadiga e a depressão.
Procure a luz do sol
Ao deixar de se expor à luz solar, você pode ter uma diminuição nos seus níveis de serotonina, o que atrapalha o seu humor e estimula o apetite.
"A médica aconselha!"
Sentiu vontade de comer doces durante a TPM? Então, tente encontrar outras alternativas mais saudáveis, por exemplo, o chocolate amargo