Xuxa faz 60: 4 alimentos da dieta vegana da artista para se inspirar
De maionese a macarrão veganos, veja hábitos alimentares da eterna Rainha dos Baixinhos
A eterna Rainha dos Baixinhos faz 60 anos nesta segunda, 27 de março, e já provou que é uma caixinha de surpresas. Sempre ligada em causas sociais, Xuxa deixou de consumir carne em 2018 e hoje consome uma alimentação completamente vegana.
A decisão veio depois que ela assistiu o documentário Terráqueos (Earthlings - Make the Conncection, 2005). A produção mostra a exploração animal que ocorre em grandes indústrias. Em entrevista à revista Contigo ela chegou a dizer que, hoje, comer proteína animal é, no mínimo, ter um câncer: “Não quero mais matar bichos ou me alimentar deles”, disse.
Veganismo no Brasil
Dados de 2021 da Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) mostraram que 46% dos brasileiros já deixam de comer carne por vontade própria pelo menos uma vez por semana. O vegetarianismo e o veganismo têm ganhado adeptos no país.
Diferente do vegetarianismo, que é baseado no consumo de alimentos de origem vegetal, o veganismo é um modo de vida que almeja eliminar toda forma de exploração animal. Por isso, há uma dieta bastante específica, como a Xuxa também faz.
Vamos conferir quatro alimentos que não faltam na mesa de Xuxa e podem te inspirar?
Lentilha
Você deve conhecer essa leguminosa do Réveillon, mas a verdade é que a lentilha pode te fazer bem durante o ano todo. Ela pode entrar no lugar do feijão e é uma importante fonte de antioxidantes, zinco, potássio e fósforo. Ela previne e trata a anemia e pode ajudar no controle da diabetes.
Maionese vegana
Essa é uma ótima opção para substituir um dos molhos preferidos dos brasileiros, Livre de colesterol, você precisa de óleo, leite vegetal, suco de limão (ou vinagre de maçã) e sal para fazer a receita.
Macarrão bifum de arroz
Já ouviu falar dessa iguaria? O bifum é um macarrão feito de arroz bem tradicional na culinária oriental. Ele pode ser combinado com saladas, sopas e outros pratos e é bem mais leve que o macarrão que conhecemos.
Arroz integral
Esse é um produto bem conhecido e não só por quem opta por alimentações que excluem carnes. O arroz integral é fonte de vitamina E, sendo um importante agente antioxidante. Ele também ajuda a regular os níveis de colesterol.