Arroz e feijão: por que a combinação é tradição no Brasil?
Uma tradição que une nosso país de norte a sul, mas de onde ela veio? Descubra agora
O Brasil está na lista dos maiores países do mundo e é claro que, em um território tão grande quanto o nosso, há muitas divergências em termos de cultura e gastronomia. Mas se tem uma coisa que encontramos facilmente em qualquer região do país é alguém comendo arroz e feijão. Independente da hora, se for no almoço ou na janta, um pratão de feijão com arroz (ou arroz com feijão) é sempre muito bem-vindo.
Quando surgiu a tradição?
Não existe uma data exata para o início desse costume, mas estima-se que ele tenha começado ainda quando o Brasil era colônia de Portugal.
Nosso país surge em meio a uma mistura de culturas. Após o descobrimento, tanto os indígenas quanto os portugueses tinham o costume de comer feijão com farinha de mandioca. O hábito também foi adotado pelos escravos que chegavam da África.
Os portugueses já comiam arroz separadamente do feijão, um costume que veio dos países asiáticos. E é aí que os dois ingredientes começam a se aproximar. Segundo o livro ‘História, Lendas e Curiosidades sobre a Gastronomia’ eles começaram a se encontrar em 1808, quando o rei D. João VI determinou que o arroz fosse incluído na alimentação dos soldados.
Foi na convivência dos soldados com os escravos que a combinação surgiu, principalmente pelo feijão ser muito popular entre os escravos e o arroz ser consumido pelos soldados. Vale ressaltar, que o crédito pela ideia de refogar o arroz com óleo, alho e cebola foi dos africanos.
Depois desse casamento, nos tornamos o único povo do mundo a consumir feijão e arroz como base diária da alimentação. Em outros países até é possível encontrar essa combinação, mas não todo santo dia como é aqui.
Benefícios da combinação
A combinação do arroz com o feijão contribui com o ganho de massa magra e o fortalecimento dos músculos. Juntos, eles são fonte de proteína, vitaminas do complexo B, possuem doses elevadas de cálcio e nutrientes. Também colaboram dando maior saciedade durante as refeições e acelera o metabolismo.
Também fornecem energia para quem faz atividade física por conta dos carboidratos e proteínas. Consumidos da maneira adequada e em uma quantidade equilibrada ajudam muito na nossa saúde.