As 5 piores ideias (e fiascos) da indústria de alimentos
Do catchup verde até a lasanha da Colgate, essas ideias nunca deveriam ter saído do papel
Quem vê os números milionários do mercado de alimentos, não sabe que ele também esconde muitas histórias de fracasso. E muitas delas estão no Museum of Failure (Museu do Fracasso), uma exposição itinerante que estará até 9 de maio no Industry City, que fica no Brooklyn, em Nova York, Estados Unidos.
No museu itinerante, os visitantes conhecem diversos produtos que foram um fiasco total. A seção dos alimentos, porém, é a que tem atraído mais a atenção do público visitante.
“O que eu realmente gosto na indústria de alimentos é que eles têm uma abordagem evolutiva forte. Eles testam de tudo paa ver o que funciona”, disse Samuel West, curador do Museu do Fracasso, em entrevista à CNBC Make It. “Se não aceitarmos os fracassos, nunca teremos as coisas realmente boas.”
Conheça os 5 fiascos da indústria alimentícia que mais atraem a atenção do público no museu.
1. Ketchup Heinz EZ Squirt
No início do século, a Heinz decidiu que precisava mudar as coisas. A empresa de condimentos decidiu inovar tornando o seu ketchup roxo, verde e várias outras cores. O ketchup de cores vivas foi anunciado para crianças em comerciais, destacando o fato de a embalagem permitir que elas “desenhassem” em sua comida.
Embora o produto tenha tido até certo sucesso inicial, acabou sendo abandonado em 2006, já que os clientes voltaram ao seu ketchup vermelho tradicional.
2. Arch Deluxe do McDonald's
Na metade dos anos 1990, o McDonald's tentou destronar o Big Mac e expandir sua base de clientes com um novo item. A cadeia de fast food gastou cerca de US$ 200 milhões desenvolvendo e comercializando o Arch Deluxe: um hambúrguer de carne de 113 gramas em um pão de batata, coberto com bacon, alface, tomate, queijo, cebola, ketchup e um molho de mostarda-maionese.
O problema? Ninguém gostou. Os franqueados acharam difícil de fazer porque exigia um novo molho, pão e tempero, o que atrapalhou suas operações. Por outro lado, os clientes acharam que era caro demais. Foi removido do cardápio em 2000.
3. Comida congelada da Colgate
Juntar as palavras “Lasanha” e “Colgate” no nome de um produto não funciona. Simplesmente não funciona. Então não é surpresa que a linha de comida congelada da marca de cuidados dentários dos anos 1980 agora esteja no cardápio do Museu do Fracasso.
O fato é que a Colgate deveria ter ficado só com seus produtos para higiene bucal. A marca de cuidados dentários fez uma breve incursão em alimentos, introduzindo uma lasanha congelada com uma campanha de marketing para TV na década de 1980. Fiasco total.
4. Cereal com sabor de suco de laranja da Kellogg’s
A Kellogg's lançou os OJ's em 1985, divulgando os "sabores naturais" do cereal e como ele tinha "toda a vitamina C de um copo de 120ml de suco de laranja".
“Quando eu vi, imediatamente pensei que aquilo era quase nojento”, disse Samuel West à CNBC Make It. “Suco de laranja e leite? Isso simplesmente não combina.”
Os clientes concordaram e a Kellogg's descontinuou o cereal um ano depois.
5. Crystal Pepsi
Em 1992, a Pepsi estava convencida de que o que os consumidores queriam era uma versão clara e sem cafeína de seu refrigerante icônico. Mas a Crystal Pepsi não durou dois anos antes de ser retirada das prateleiras.
Em uma entrevista ao Thrillist, o ex-executivo de marketing da Pepsi que teve a ideia chamou-a de “provavelmente a melhor ideia que já tive - e a mais mal executada”.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.