Baião de dois fez jurada do MasterChef passar mal; veja como não errar na receita
Na última terça-feira (30), a jurada do MasterChef Helena Rizzo passou mal após experimentar a receita de baião de dois do participante Leonardo. A chef diz ter sentido ânsia de vômito ao provar o prato.
Cearense, o participante confiou em sua própria receita e usou shoyu para temperar o lombo de cordeiro. Mesmo alertado por Erick Jacquin, Leonardo insistiu em sua versão e acabou não agradando a nenhum dos jurados, nem mesmo Rodrigo Oliveira, do Mocotó, restaurante especializado na culinária nordestina.
Caso tivesse seguido a receita do chef do Mocotó, Leonardo muito provavelmente teria tido mais sucesso em sua empreitada. O Maní, de Helena Rizzo, atualmente não serve o baião de dois em seu menu.
A receita do Mocotó leva temperos bem diferentes do molho de soja, o shoyu, usado pelo participante do MasterChef.
O baião de dois de Rodrigo Oliveira leva sal, alho, cebola, tomate, folhas de louro, coentro, colorau, caldo de galinha ou legumes e manteiga de garrafa. O chef já revelou como é feito o prato em seu restaurante, mas destaca que o baião de dois é apresentado em diversas versões.
A versão de Rodrigo Oliveira junta carne seca, barriga de porco defumada, linguiça artesanal, feijão fradinho e arroz agulhinha cozido na banha de porco. Veja como preparar:
Para o preparo do arroz
1 kg de arroz
50 g de banha de porco
50 g de manteiga de garrafa
5 dentes de alho
3 folhas de louro
5 g de colorau
Caldo de galinha ou legumes
Sal a gosto
Para a montagem
1 kg de feijão fradinho cozido e escorrido
300 g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada
150 g de toucinho defumado em cubos
150 de queijo-de-coalho
5 tomates em cubos
2 cebolas roxas em cubos
1 pimentão verde em cubos
50 g de manteiga de garrafa
Coentro fresco
Preparo
Frite o alho na manteiga de garrafa e na banha e, antes de dourar, junte o arroz. Mexa bem e deixe o arroz fritar levemente. Nesse momento, adicione o colorau, o caldo (fervente) e as folhas de louro e deixe a mistura cozinhar até que os grãos de arroz fiquem macios (mas sem desmanchar). Reserve.
Com o toucinho picado, frite-o levemente em sua própria gordura. Assim que ele começar a ganhar cor, adicione a linguiça e a carne-seca dessalgada, mexendo por alguns instantes. Reserve.
Na mesma panela, aqueça rapidamente a cebola, pimentão e tomates. Misture todos os ingredientes e finalize com cheiro verde e manteiga-de-garrafa, acertando o sal.