Barreado: prato típico do Paraná para degustar e aprovar
Receita que surgiu no Paraná há centenas de anos, o barreado tem um preparo muito particular. Com cominho e carnes bovinas "de segunda", o prato precisa ser cozido por um longo período em uma panela de barro. E é essencial que esta esteja vedada por uma mistura de farinha de mandioca e água, técnica chamada de "barrear", que, inclusive, o batizou.
Esse passo a passo demorado resulta em um cozido de carne bem parecido com um caldo. Com os sabores acentuados devido ao cozimento em pressão, o prato é uma opção que rende e não deixa ninguém com fome. E as pessoas que viveram na região sul do país nos últimos séculos sabiam muito bem disso!
Ainda assim, é difícil dizer exatamente como surgiu o barreado. A teoria mais aceita explica que o prato teria sido inspirado no guisado português, preparado pelos primeiros filhos de portugueses com indígenas. Eles teriam usado carnes mais baratas para reproduzir a refeição trazida da Europa.
Depois de anos de preparo, o prato ganhou espaço na região e está presente nos almoços dos paranaenses ainda hoje. No litoral do estado, o barreado até mesmo tem fama que chama turistas, estando ligado principalmente aos festivais regionais e ao carnaval.
Para preparar o prato típico do Paraná aí na sua casa, preste atenção nos ingredientes que você vai precisar e no passo a passo a ser seguido. Experimente esse saboroso barreado e deguste os sabores do litoral paranaense na sua própria cozinha! Confira:
Tempo: 5h (+12h de descanso)
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Barreado:
- 2 kg de alcatra
- 1 kg de patinho
- 1/2 kg de toucinho
- 4 tomates sem sementes picados
- 4 cebolas picadas
- 3 folhas de louro
- Sal e cominho a gosto
- 1 pimenta malagueta picada
- 1 maço de cheiro-verde picado
- 1/2 xícara (chá) de vinagre branco para regar
- 1/2 xícara (chá) de azeite para regar
- Farinha de mandioca para "barrear"
Modo de preparo:
Cortes as carnes em cubos médios. Separadamente corte o toucinho também. A parte, em uma tigela, misture todos os temperos, menos o vinagre e o azeite. Em uma panela de barro ou de pedra (que possa ir a mesa), alterne camadas de carne, de tempero e de toucinho. Regue tudo com o vinagre e o azeite. Tampe a panela e deixe descansar de uma dia para o outro ou por 12 horas.
No dia seguinte, faça uma pasta com a farinha de mandioca e água e "barreie" a panela, isto é, vede bem as aberturas que possam existir entre a panela e a tampa. Leve ao fogo bem baixo e cozinhe por 4 horas. Se estiver escapando vapor, reforce o "barreado". O importante é que nada evapore. Sirva com arroz branco e farofa.