Berberina: conheça os benefícios e como usar
Berberina ajuda quem tem diabetes e colesterol alto. Veja os usos da berberina e como consumir o suplemento
A berberina é um fitoterápico, feito com um composto extraído de diversas ervas chinesas, mas principalmente as seguintes ervas chinesas: Phellodendron chinense e Rhizoma coptidis.
Muito usada na medicina tradicional chinesa, hoje ela é consumida como suplemento, já que se acredita que ela pode ajudar na regulação da glicose no sangue e melhora da saúde do coração. Entenda melhor o que já foi comprovado sobre esses benefícios a seguir.
Saiba mais: Por que a spirulina brasileira pode ser a melhor do mundo
Benefícios da berberina
Hoje a berberina tem sido foco de diversos estudos sobre seus benefícios. Veja a seguir o que já foi comprovado sobre o fitoterápico:
Regula a glicose no sangue Uma revisão de estudos publicada na revista científica International Journal of Endocrinology mostrou que a berberina pode melhorar a resistência à insulina, quadro em que os tecidos do organismo não absorvem a glicemia corretamente. A resistência a insulina é um quadro que, quando não tratado, pode evoluir para o diabetes tipo 2.
Melhora a ação de medicamentos para diabetes
Estudos mostraram que ao unir esses remédios com a berberina, o efeito hipoglicemiante é potencializado. No entanto, não dá para afirmar que a berberina seja tão ou mais eficiente do que a metformina, remédio mais usado por quem tem diabetes.
Reduz o colesterol ruim
...
Veja também
Berberina: conheça os benefícios e como usar
Cloreto de magnésio: 5 benefícios do mineral e como tomar
Glutamina: para que serve, benefícios e como tomar