Carne de tartaruga e mais carnes estranhas que são consumidas mundo afora
A culinária do mundo tem iguarias exóticas em vários países e causam estranhamento em povos de outras culturas. Gafanhoto e aranhas, por exemplo, são populares em espetinhos de comidas de rua da China.
Você comeria carne de tartaruga marinha? A iguaria é consumida na Tailândia e oferece riscos à saúde. Esse mês, nove pessoas morreram e 78 foram hospitalizadas após passarem mal depois de consumirem a carne de tartaruga marinha em Zanzibar, na Tailândia.
Os riscos à saúde do consumo desta carne envolvem intoxicação alimentar, transmissões de doenças e até envenenamento.
Veja outras carnes exóticas consumidas mundo afora
Carne de cobra
No Vietnã, as serpentes são servidas como opções fritas, tipo salsichas e temperadas com capim-limão e pimenta.
Mas a carne de cobra pode virar uma tendência mundial de consumo no futuro. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford é possível que a carne de píton seja usada para consumo humano.
"As cobras produzem dois enormes pedaços de carne branca que são muito semelhantes ao filé de frango", disse Patrick Aust, co-autor do estudo e zoólogo da Universidade de Oxford, Aust, ao jornal Daily Star.
Carne de pombo
A carne de pombo é comestível e é consumida assada ou cozida em várias partes do mundo: Egito, Oriente Médio, Europa e Ásia são algumas delas. Na França, Espanha e Portugal é cada vez mais comum encontrar a opção como prato nos restaurantes.
Embora mais raro, a carne de pombo, fonte de proteína, ferro e zinco, é consumida em algumas regiões rurais do Brasil.
Carne de rato
Você comeria um rato na brasa? Parece estranho e nojento, mas a iguaria é bastante comum na África e até uma carne cara em algumas regiões. Na Nigéria, a carne do rato africano gigante é tão procurada que sua carne custa mais cara que a de vaca ou peixe.
Ele também é consumido no Vietnã e na tribo Adi, na Índia, segundo uma matéria da BBC, os ratos são dados de presente para mulheres que estão prestes a casar e também para crianças nos dia delas.
Um festival culinário da tribo que acontece sempre no dia 7 de março inclui um cozido de rato chamado bule-bulak, preparado com miúdos dos roedores, patas, caudas e fetos, temperados com sal, pimenta e gengibre durante o cozimento.
Carne de girafa
Na África do Sul existe um restaurante que serve rodízio de carnes exóticos. No menu tem além da carne de girafa, de zebra e até crocodilo.
Canguru
A carne de canguru é consumida na Austrália e em alguns países da Europa. Ele pode ser encontrado em váris versões: no espeto, em forma de bife, hambúrguer , como recheio de linguiça e até de pizzas.
Cavalo
Apesar de não ser uma tradição na culinária brasileira, o Brasil exporta carnes de cavalos consumidas em vários países como França, Bélgica, Itália e países da Ásia, onde a carne de sabor forte e levemente adocicado é apreciada.
Mesmo com o consumo muito pequeno, segundo o livro Guia dos Curiosos, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne de cavalo do mundo. Entre as iguarias feitas com ela estão: almôndegas, hambúrgueres, salame, mortadela, salsicha e carne defumada. Os cortes são semelhantes aos das carnes bovinas: filé mignon, alcatra, contrafilé, fraldinha, patinho, lagarto e coxão duro.