Cebolinha: 7 curiosidades interessantes sobre o tempero
Saiba mais sobre como usar o tempero para deixar sua comida saborosa e seus benefícios para a saúde
Um dos ingredientes mais usados pelos brasileiros na comida é a cebolinha. Presente há milênios na cozinha, suas folhas finas e compridas vêm de uma planta de origem chinesa. Além disso, quando unida com a salsa, elas dão origem ao cheiro-verde, um tempero que deixa várias receitas ainda mais deliciosas.
Mas você sabe como usar e preservar a cebolinha da melhor forma possível? E os benefícios desse tempero para a sua saúde, você conhece? Veja a seguir algumas curiosidades bem interessantes sobre essas incríveis folhas:
Rica em vitaminas
As vitaminas A e C, presentes na cebolinha, ajudam a proteger o organismo contra infecções e a preservar a visão. Além disso, ela é um excelente digestivo, viu?
Reduz a pressão arterial
Assim como a cebola, a cebolinha contém adenosina, substância que relaxa os músculos e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
Anti-inflamatória
A deliciosa folha também possui compostos anti-inflamatórios, impedindo a formação de coágulos e depósitos de gordura nas paredes das artérias.
Combinações na cozinha
A cebolinha combina com saladas, refogados, carnes, aves, patês, sopas, risotos, entre outras receitas. Ou seja, são várias opções para aproveitar esse tempero delicioso!
Use a cebolinha crua
Para que esse tempero não perca suas propriedades, é importante utilizá-la crua. Por isso, junte a erva somente no final do cozimento. Assim, você evita que ela perca seu sabor e seu perfume.
Arroz delicioso
Uma forma incrível de usar a cebolinha é para incrementar o arroz branco. Para isso, polvilhe a cebolinha picada nele antes de servir. Ele vai ficar mais saboroso e bonito. Você também pode decorar suas receitas com a folha inteira levemente aferventada.
Preserve por mais tempo
Para que a cebolinha dure por mais tempo sem estragar, é importante saber como preservá-la corretamente. Para isso, lave as folhas, pique, deixe secar e congele por até um mês. Vá usando em suas receitas aos poucos!
Fonte: Guia da Cozinha