Centro gastronômico ocupa antigo prédio residencial em Santos
Projeto assinado por Memola Estudio e Vitor Penha mantém as características originais rústicas da construção
Projetado em um antigo prédio residencial de três andares em Santos (SP), a Revo Manufactory é um centro gastronômico onde funciona cafeteria, empório, padaria e restaurante-pizzaria. Com assinatura do Escritório Memola Estudio e do arquiteto Vitor Penha, o projeto ganhou um estilo rústico e delicado em um espaço cheio de estilo, além de manter as características originais e a memória da cidade em um espaço amplo, arejado, iluminado e com muito verde.
Os clientes já haviam realizado várias pesquisas para o projeto e tinham uma linha de arquitetura trazida de viagens ao exterior. A sintonia de ideias com o escritório Memola Estúdio foi imediata, e resultou em um trabalho leve, de parceria, acompanhado de perto pelos proprietários.
O térreo, onde ficava o estacionamento do prédio, foi completamente remodelado, transformando-se em um amplo espaço gastronômico. A padaria na parte da frente convida para um café especial, com grãos torrados e moídos na hora. O espaço que foi fechado com vidro recebe muita iluminação natural, que oferece uma estética agradável e proporciona sensação de conforto.
Uma jardineira foi colocada em toda extensão, proporcionando sensação de bem-estar. Os azulejos, louças e metais foram garimpados pelos clientes.
Na parte de trás, há um grande galpão, onde fica a área do restaurante e pizzaria. Seu estilo industrial contrapõe com toda a delicadeza de restauro do espaço da padaria. Desenvolvido com chapas de aço, vidro e peças garimpadas, remete à grandes galpões antigos, fábricas e manufatura de comida.
Nos outros dois andares foram feitos restauros e reforços estruturais. O primeiro andar contemplou mais intervenções, já que toda a parte pesada de cozinha, como equipamentos de produção e fornos ficaram nesse andar.
Uma janela generosa foi aberta com vista para o grande salão industrial do restaurante, que permite acompanhar de perto o movimento. Algumas paredes também foram demolidas para ampliar o espaço.
Já no terceiro andar ficam as salas de pesquisa de café, onde são feitos os garimpos dos grãos, a torra e moagem, em uma produção completamente artesanal. Algumas paredes também foram removidas, mas o objetivo principal desse andar foi manter a essência dos apartamentos antigos, que estavam em excelente estado de conservação. A escada interna do prédio e guarda corpo, de granilite, também foram mantidos, para garantir a história do imóvel.