Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cereja em calda é chuchu? Descubra

Essa, provavelmente, é uma das maiores lendas da gastronomia. Será que toda cereja em calda é feita de chuchu? Descubra

29 dez 2022 - 11h11
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que algumas cerejas em calda (ou cerejas marrasquino) são feitas com chuchu? O legume versátil é uma ótima opção para baratear o custo de doces que levam cereja na decoração, como bolos e tortas. 

Como é um alimento sem muito sabor e com uma textura muito parecida com a da cereja original, ao mergulhar bolinhas de chuchu na calda açucarada, elas podem facilmente se passar pela fruta original.

Foto: Murilo Gualda / iStock

Porque a cereja de chuchu existe?

Como já citado, ela barateia o custo das receitas, já que o chuchu é muito mais acessível financeiramente do que a cereja. Além disso, a cereja original é sazonal, isso quer dizer que ela só é encontrada em algumas épocas do ano. Por isso, a opção do vegetal embebido com xarope, açúcar e corante é muito mais barata e fácil de produzir. 

Então, toda cereja marrasquino é feita de chuchu?

Não! Nem todas as cerejas em calda são feitas de chuchu. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor diz que vender um produto informando outra coisa é crime, então, se a embalagem está dizendo que na lata contém cereja, é muito provável que realmente contenha. Caso seja chuchu, o fabricante pode levar multa de R$ 3 milhões e até um ano de detenção.

Porém, algumas padarias e confeitarias utilizam a “chuchureja” para baratear o custo dos doces, mas não são todas. 

Foto: ViktoriiaNovokhatska / iStock

Algumas marcas podem chamar a cereja fake em suas embalagens de “enfeite para confeitaria sabor cereja” ou “confeito sabor cereja”, então, fique atento aos detalhes.

Como sei se estou levando chuchu ou cereja para casa?

Olhe sempre o rótulo e confira exatamente quais são os ingredientes que estão dentro daquela lata. Veja se o ingrediente utilizado é chuchu ou cereja, simples assim.

Também é possível descobrir pelo buraco do caroço: caso seja original, terá pelo menos o buraco onde antes ficava o caroço. Se for uma esfera fechada, provavelmente você comprou uma lata de chuchu em calda.

Foto: PeterHermesFurian / iStock

Em último caso, também é possível perceber a diferença no formato. Cerejas de verdade são irregulares, caso a bolinha seja perfeitamente redonda há grandes chances de ser chuchu. 

Redação Degusta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade