Chimia de uva: conheça o doce típico gaúcho
Comum em partes da região sul do Brasil, a chimia (um termo aportuguesado da palavra alemã Schmier) representa diferentes tipos de comida que podem ser passadas no pão. As receitas são variadas e incluem preparos feitos a partir de ovos, frutas, legumes e até mesmo plantas. Similar à uma geleia, a chimia é uma opção deliciosa para acompanhar o café da manhã e o lanche da tarde.
Na hora de fazer a sobremesa, a doçura é você quem decide. O único requisito para se manter fiel à tradicional iguaria gaúcha é deixar o doce com bastante consistência. Para isso, basta manter na panela o bagaço do ingrediente e, se possível, as cascas.
Pensando em um acompanhamento muito saboroso para você passar no pão, o Guia da Cozinha trouxe esta receita deliciosa de chimia de uva. De tão gostosa, já é certeza que quem provar vai querer repetir a dose. Faça hoje mesmo!
Receita de chimia de uva
Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado
- 6 xícaras (chá) de uvas pretas higienizadas, com casca e sem semente
- Água suficiente para cobrir as uvas na panela
Modo de preparo:
- Em uma panela, coloque as uvas e a água, deixando ferver por aproximadamente 10 minutos.
- Retire o restante da água e adicione o açúcar.
- Deixe as uvas cozidas ferverem com o açúcar, mexendo sempre, até alcançar o ponto de geleia. Enquanto isso, adicione o suco de limão e vá provando para ajustar o sabor. Se precisar, adicione mais açúcar ou mais suco de limão.
- Quando estiver na textura de geleia, desligue o fogo e transfira a chimia para potes de vidro previamente esterilizados.
- Deixe esfriar e sirva a chimia de uva.