Chocolate branco é ou não é chocolate?
Essa é uma das maiores polêmicas do mundo da gastronomia, confira a resposta aqui
Se você é daqueles que preferem o chocolate branco aos outros tipos, sabia que existe uma polêmica muito famosa em volta dele? Há quem diga que, na verdade, chocolate branco nem pode ser considerado chocolate e há aqueles que discordam e tem certeza que ele é sim.
Pensando nos amantes do chocolate branco, que resolvemos tirar essa dúvida de uma vez por todas.
Primeiro, para responder essa pergunta, precisamos entender como é feito o chocolate. A fabricação de qualquer coisa começa com a matéria-prima, no caso do chocolate, é o cacau, aquela fruta grandona que é abundante em nosso país e em outros locais como África e América Latina.
Bom, então vamos ao processo. Primeiro, as sementes de cacau são colocadas para fermentar. Logo em seguida vão para a secagem, onde perdem cerca de 70% dos líquidos. Então, as amêndoas são torradas em um processo que ajuda a secá-las ainda mais e que também faz com que surja o aroma típico do cacau. Depois disso são resfriadas e descascadas.
Então, elas seguem para a moagem onde são picadas em pedacinhos muito pequenos até que se torne uma pasta escura, perfumada e muito rica em gordura. Então, é a partir dessa pasta que o fabricante consegue produzir os diversos tipos de chocolate.
Para formar o chocolate ao leite, são adicionados açúcar, leite e baunilha a essa massa, formando então uma pasta cremosa que será transformada no produto que conhecemos.
Para o chocolate amargo e meio amargo o processo é praticamente o mesmo, porém, o volume de leite é menor. Quanto menos leite for adicionado, mais amargo será o chocolate.
Já o chocolate branco não é derivado dessa massa, e sim da gordura extraída da pasta de cacau. Então, a manteiga de cacau é misturada também com leite e açúcar para chegar no chocolate branco. Então, se considerarmos que o chocolate é um produto obtido do cacau, então chocolate branco pode ser considerado chocolate.
Porém, o cacau em si não entra na receita do chocolate branco, por isso, muitos consideram que ele não é um chocolate de verdade, assim como o ao leite, o amargo e o meio amargo.
Conforme uma resolução de 2005 da ANVISA, “chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, massa (ou pasta ou liquor) de cacau, cacau em pó e ou manteiga de cacau, com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 25% (g/100 g) de sólidos totais de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados”.
“Chocolate branco: é o produto obtido a partir da mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes, contendo, no mínimo, 20% (g/100 g) de sólidos totais de manteiga de cacau. O produto pode apresentar recheio, cobertura, formato e consistência variados”.
Então, levando em consideração essas duas resoluções, oficialmente no Brasil, chocolate branco é considerado chocolate sim, contanto que tenha mais de 20% de manteiga de cacau em sua composição.
Bom, agora que você já sabe que chocolate branco é chocolate sim, você já pode defender o seu preferido na roda dos amigos ou no almoço de família. Sempre ressaltando que ele fica delicioso em sobremesas, puro, com frutas e em vários outros tipos de doce.